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Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas

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2019

  1. O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA E OS SEUS IMPACTOS NA REDUÇÃO DO ABANDONO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE ACARAÚ-CE, NO PERÍODO 2018-2019

 

Autor: Terezinha Célia de Sousa Araújo

Data: 22/07/2019

Orientador: Prof. Dr. Eduardo Girão Santiago (UFC)

Banca Examinadora: Prof. Dr. Márcio de Souza Porto (UFC)

Prof. Dr. Geovani Jacó de Freitas (UECE)

 

RESUMO

 

A pesquisa apresenta um estudo sobre o Programa Bolsa Família e os seus impactos na redução do abandono escolar no Ensino Médio no Município de Acaraú – CE, no período 2018-2019. Teve o objetivo de analisar a relevância do Programa Bolsa Família, e mais especificamente, seus impactos na redução do abandono escolar dos grupos sociais mais pobres e vulneráveis do município de Acaraú-CE, matriculados no Ensino Médio. A metodologia desta pesquisa foi desenvolvida numa perspectiva de avaliação de política pública social, em profundidade e contra – hegemônica. A abordagem foi qualitativa, apoiando-se em dados quantitativos e empregou como procedimentos: revisão bibliográfica fundamentada em autores, Leis, Decretos e Documentos Legais. No contexto das seis escolas de Ensino Médio do município de Acaraú foram entrevistados 23 pais beneficiários do PBF, os gestores escolares e foi aplicado um questionário a uma amostra de 556 alunos beneficiários do PBF. Também foram entrevistados no respectivo Município, o Secretário de Assistência Social, o Gestor Municipal do CadÚnico e PBF, e ainda, um entrevistador do PBF. Ressalta-se que, além das entrevistas e da aplicação do questionário, observações perpassaram todos os momentos do estudo. Nas considerações finais, a análise reporta-se ao PBF como uma política pública federal de cunho social, criada no Governo Lula (2003-2010), para enfrentar a pobreza e a miséria no Brasil, considerado de extrema importância para as famílias pobres e extremamente pobres de Acaraú, no que se refere à “ajuda” na educação, na saúde, na autoestima e autonomia das mulheres, na frequência escolar e um importante aliado, também, no enfrentamento e minimização do abandono escolar no Ensino Médio. Identificou-se que o PBF se configura como um dos fatores impulsionadores da economia do município, permitindo a concessão de crédito aos seus beneficiários, proporcionando-lhes mudanças positivas na vida em família, muito embora, a maioria deles continuem condicionada à situação de pobreza.

 

Palavras-chave: Política Social. Programa Bolsa Família. Pobreza. Educação. Abandono Escolar.

 

https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/47236/1/2019_dis_tcsaraujo.pdf

 

 

  1. AVALIAÇÃO EM PROFUNDIDADE DA POLÍTICA DE EXPANSÃO DA REDE FEDERAL NA IMPLANTAÇÃO DO IFCE – CAMPUS ACARAÚ

 

Autor: Gessyka de Sousa Silva

Data: 18/11/2019

Orientador: Prof. Dr. Carlos Américo Leite Moreira (UFC)

Banca Examinadora: Profa. Dra. Alba Maria Pinho de Carvalho (UFC)

Prof. Dr.  Júlio Ramon Teles da Ponte (UFC)

 

RESUMO

 

A Política de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede Federal) iniciou em 2003, ampliando de 140 para 644 o número de unidades até o ano de 2016. O campus Acaraú, criado em 2010, constitui o objeto de pesquisa desta dissertação que avaliou o processo de implantação dessa política pública no município, discutindo criticamente o formato de Educação Profissional Técnica adotado e considerando o que preconizam os documentos base dessa política, as potencialidades da região e seus Arranjos Produtivos Locais e a realidade socioeconômica dos alunos. Para tanto, partiu de uma abordagem qualitativa de pesquisa, tendo como referencial metodológico a Avaliação em Profundidade, desenvolvida em quatro eixos de análise: 1) análise de conteúdo; 2) análise de contexto; 3) análise da trajetória institucional e 4) análise do espectro temporal e territorial. Por meio da pesquisa bibliográfica, documental e da realização de entrevistas semiestruturadas com gestores do IFCE, gestores municipais e estudantes foi possível compreender tanto o contexto contraditório em que a Política foi gestada, como as nuances do processo de implementação, envolvendo a disputa de diferentes racionalidades nos processos decisórios, como a “força político-partidária” de um lado e a “racionalidade dos resultados” de outro. Também identificou que nesse processo diferentes concepções de educação profissional convergem e divergem, evidenciando o caráter contraditório de uma instituição educacional dentro do sistema capitalista, por vezes reforçando o aspecto mercadológico no qual a educação tem se configurado, por vezes resgatando a dimensão do direito concernente à educação e o seu papel na luta de classes. Tendo como referencial teórico autores que discutem criticamente a educação a partir de uma perspectiva marxista, a pesquisa aponta que somente a criação de novas unidades da Rede Federal e a ampliação da oferta de cursos não é o suficiente para garantir o acesso à educação. É preciso antes discutir o próprio modelo de educação ofertado por essas instituições; se voltados para atender as demandas do capital ou se voltados para os interesses da classe trabalhadora. Em seguida, reconhecer que o sucesso da Política na consecução de seus objetivos depende de sua articulação com outras políticas, como as de emprego e renda e as de assistência estudantil, pois apenas a educação sozinha não é capaz de mudar o quadro de desigualdade sociais produzidas pelo modo de reprodução do capitalismo.

 

Palavras-chave: Avaliação em profundidade. Política de Expansão da Rede Federal. Educação.

 

https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/49548/5/2019_dis_gssilva.pdf

 

  1. UMA AVALIAÇÃO DA IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA DE GOVERNANÇA DIGITAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

 

Autor: Tatieures Gomes Pires

Data: 18/12/2019

Orientador: Prof. Dr. Gil Célio de Castro Cardoso (UFC)

Banca Examinadora: Profa. Dra. Suely Salgueiro Chacon (UFC)

Profa. Dra. Sueli Maria de Araújo Cavalcante (UFC)

Profa. Dra. Victoria Régia Arrais de Paiva (UFCA)

 

RESUMO

 

A Política de Governança Digital (PGD), instituída no Brasil em 2016, propõe a utilização de recursos de tecnologia da informação e comunicação como facilitador da aproximação entre Estado e sociedade. Seu principal objetivo é alinhar a atuação dos órgãos públicos às necessidades e expectativa dos cidadãos, fornecendo serviços mais ágeis e de qualidade, facilidade de acesso às informações públicas e novos canais de participação social. Entretanto, a implementação de um governo digital, transparente e participativo é um desafio árduo que requer comprometimento e altos investimentos em soluções de TIC. O objetivo deste trabalho é avaliar o processo de implementação da Política de Governança Digital na Universidade Federal do Ceará (UFC). A perspectiva avaliativa adotada foi inspirada no método crítico-dialético, que propõe a análise dos aspectos técnicos e políticos envolvidos no contexto. Através de pesquisa bibliográfica abordamos os elementos fundamentais da abertura do Estado e da governança pública. A metodologia adotada neste estudo de caso foi realizada em três etapas: (i) análise de conteúdo e contexto de formulação da política; (ii) avaliação do processo de implementação na UFC; e (iii) avaliação dos resultados obtidos. As principais técnicas de coleta de dados adotadas foram, respectivamente, pesquisa documental, entrevista semiestruturada com os gestores responsáveis pela implementação da política na UFC e aplicação de questionário com os principais beneficiários da política na Universidade, os discentes de graduação e pós-graduação. Os dados coletados foram analisados através de análises estatísticas descritivas à luz do referencial teórico. A partir deste trabalho, foram identificadas as principais dificuldades e os resultados obtidos pela UFC na implementação da PGD. Dentre eles destacamos que a governança digital não representou uma mudança de paradigma na UFC, mas a continuidade das ações que já vinham sendo desenvolvidas, estando, portanto, apta a implementar a PGD de imediato. Apesar disso, observou-se que ainda existem muitas demandas da comunidade discente por serviços digitais não atendidas; a integração entre os sistemas da UFC interna e externamente ainda é insuficiente; os mecanismos digitais de transparência e participação estão instituídos, mas não são amplamente divulgados; e a adesão da comunidade aos canais de participação ainda é baixa, seja por falta de conhecimento ou credibilidade nesses instrumentos.

 

Palavras-chave: Avaliação de Políticas Públicas. Governança Pública. Governança Digital.

https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/49953/3/2019_dis_tgpires.pdf

 

 

  1. POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ: UMA AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE AUXÍLIOS EM PECÚNIA DO CAMPUS MARACANAÚ

 

Autor: Ariádine de Oliveira Rabelo da Silva

Data: 02/12/2019

Orientador: Prof. Dr. Gil Célio de Castro Cardoso (UFC)

Banca Examinadora: Prof. Dr. Carlos Américo Moreira Leite (UFC)

Profa. Dra. Keyla de Souza Lima Cruz (IFCE)

 

RESUMO

Este trabalho busca avaliar o Programa de Auxílios em Pecúnia da Política de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (PAE-IFCE), no campus Maracanaú, quanto ao cumprimento dos objetivos de viabilizar a permanência e contribuir para o êxito dos discentes em seu percurso acadêmico, procurando, entre outros aspectos, apreender os seus significados para os sujeitos a quem ele se destina e para os profissionais que o operacionalizam, uma vez que esses segmentos constituirão a base dinâmica, pulsante do que se pretende dar a conhecer com esse empreendimento acadêmico. Para o alcance desse objetivo, foi necessário compreender o que são políticas públicas, por que e como se originam e, sobretudo, como se dá sua execução. E, de forma mais particular, conhecer o contexto de formulação da assistência estudantil e sua relação com a educação superior. O estudo tem abordagem qualitativa e foi precedido de vasta pesquisa documental – legislações, portarias, normativas, manuais – e bibliográfica para constituição e consolidação do referencial teórico que possibilitará o entendimento da realidade social em que se desenvolve a política posta em análise. Para a pesquisa empírica foram enviados questionários virtuais aos grupos participantes, além de aplicação de entrevistas com quatro discentes, um técnico administrativo e dois gestores. O modelo avaliativo escolhido para este trabalho é a pesquisa avaliativa (SILVA, 2008), que compreende a avaliação de políticas públicas em duas perspectivas que dialogam, a técnica e a política. Dentre os resultados alcançados, foi possível identificar a importância do Programa de Auxílios em Pecúnia para a permanência dos discentes na instituição, embora as discussões tenham revelado que os motivos financeiros não são os únicos que precisam ser trabalhados para evitar a evasão. No que diz respeito ao rendimento acadêmico, entretanto, não foi possível estabelecer uma conexão de forma definitiva, ainda que existam elementos que apontem que o recebimento do auxílio em pecúnia pode influenciar no desempenho dos discentes.

 

Palavras-chave: Avaliação. Políticas Públicas. Educação Superior no Brasil. Assistência Estudantil.

 

https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/49848/1/2019_dis_aorsilva.pdf

 

 

 

 

  1. POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NA CREDE 3/ACARAÚ-CE

 

Autor: Erlane Muniz de Araújo Martins

Data: 29/11/2019

Orientador: Prof. Dr. Marcelo Tavares Natividade (UFC)

Banca Examinadora: Prof. Dr. Alcides Fernando Gussi (UFC)

Profa. Dra. Ivaldinete de Araújo Delmiro Gémes (UVA)

 

RESUMO

 

Esta pesquisa avalia a efetividade da Lei nº 10.639/03(estabelece a obrigatoriedade do ensino de “História e Cultura Afro-Brasileira”) nas escolas estaduais sob abrangência da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE 3. Teve o objetivo de analisar as relações estabelecidas entre a implementação da Lei e os indícios de diminuição do preconceito racial nas escolas. A abordagem é qualitativa, utilizando como métodos: inspiração na metodologia da avaliação em profundidade, proposta por Rodrigues (2008); na dimensão metodológica de Cardoso de Oliveira (1996); de Silva e Silva (2013); análise documental; entrevista semiestruturada e em profundidade e observação participante (ensaio etnográfico). O campo de estudo delimitou-se: ao município de Acaraú, em uma escola que oferta ensino integral; ao município de Cruz com a SME e em Fortaleza na SEDUC e na CEPPIR. A população pesquisada incluiu professores, alunos, coordenadores e técnicos. Para esta pesquisa seguiram-se as etapas: construção do referencial teórico; definição das categorias analíticas: políticas públicas de igualdade racial no Brasil, diversidade étnico-racial na educação, programas e referencias norteadores na implementação da Lei nº 10.639/03, efetividade da Lei nas Escolas e Caravana da Cultura Afro-brasileira; em seguida análise documental; posteriormente a elaboração do conteúdo, contexto e trajetória da política em estudo; e finalmente a pesquisa de campo. Os resultados apontaram para a compreensão de que a Lei nº 10.639/03 no seu processo de implementação, embora conhecida por muitos profissionais do campo de pesquisa, ainda há indícios de um trabalho pontual em algumas disciplinas do ensino médio e um aprofundamento maior na área de ciências humanas. Avaliamos ainda que nas escolas onde a implementação da Lei ocorre como orientam os documentos norteadores de implementação dessa política pública, verifica-se um maior envolvimento dos alunos e professores no trabalho de combate ao preconceito racial dentro da escola e, consequentemente, a diminuição de atitudes de racismo. Constatou-se ainda que haja a necessidade de uma maior abrangência no currículo escolar com a temática, uma melhor sistematização no trabalho com a formação de professores, aquisição de mais materiais didáticos e uma dotação orçamentária para secretarias de educação e escolas que possam garantir uma implementação dessa política pública com ações propositivas e condições adequadas para o pleno desenvolvimento como política de Estado.

 

Palavras-chave: Lei 10.639/03. Relações Étnico-Raciais. Educação. Avaliação. Escola.

 

https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/49849/1/2019_dis_emamartins.pdf

 

 

  1. POLÍTICAS PÚBLICAS NO ESPAÇO RURAL DA COSTA SOL POENTE: AVALIAÇÃO DO PRODETUR NO MUNICÍPIO DE ACARAÚ – CE

 

Autor: Maria Sâmia de Oliveira

Data: 04/06/2019

Orientador: Prof. Dr. Gil Célio de Castro Cardoso (UFC)

Banca Examinadora: Profa. Dra. Maione Rocha de Castro Cardoso (UFC)

Prof. Dr. Jackson Renner Rodrigues Soares (USC)

 

RESUMO

 

Tratar de políticas públicas é ir além de uma apresentação e conhecimento de suas definições, é discutir como essas ações são formuladas, seus propósitos e quais os desdobramentos para sua criação e implementação. As políticas públicas voltadas para as atividades turísticas possuem potencial para realizar importantes modificações na qualidade de vida da população. Consistem em diretrizes norteadoras do poder público, que regem normas e procedimentos para suas relações com a sociedade. O Turismo impõe modificações em todo o litoral cearense, que vem passando por uma crescente transformação no seu uso e ocupação, com a implementação de infraestruturas. A região do Polo Costa do Sol constituiu uma prioridade do PRODETUR/CE II e o Município de Acaraú é considerado no contexto local como corredor turístico, em razão do fluxo de turistas que passam pelo Município no percurso de Fortaleza em direção a Jericoacoara. Nesse sentido, este trabalho exprime como objetivo geral avaliar se as políticas públicas advindas da ação do PRODETUR NE II para o desenvolvimento do Turismo na Costa Sol Poente promoveram transformações socioeconômicas que contribuíram para diminuição das desigualdades no Município de Acaraú-CE, com a melhoria das condições de vida das famílias e a diversificação da economia regional, do ano de 2005 até o ano de 2018. A sustentação teórica desta pesquisa descansa nas pesquisas bibliográficas realizadas, categorias de análise que permitem a compreensão do espaço do Turismo. Para o desenvolvimento desta demanda empregam-se os métodos investigativos na avaliação de políticas públicas com adoção do recorte da proposta de avaliação em profundidade, considerando a importância para compreensão da política, os eixos de conteúdo e trajetória institucional da política, aliados à metodologia de avaliação construtivista de Guba e Lincoln (1989), com interpretação hermenêutico-compreensiva que leva em conta as reivindicações, preocupações, aspectos de representantes e beneficiários. Como resultados apresentados, estão os consensos dos entrevistados sobre as principais ações do PRODETUR na região, como a construção da rodovia CE 085, que representou um marco para outras iniciativas locais que visavam o crescimento das atividades turísticas. Com o remate do estudo, chega-se à compreensão de que o Programa de Desenvolvimento do Turismo contribuiu para importantes modificações no espaço rural do município sob exame, mas que existe o desafio da construção de políticas públicas de forma mais participativa, além da melhoria da capacidade de gestão do turismo.

 

Palavras-chave: Políticas Públicas. Turismo. Desenvolvimento. Turismo Comunitário.

 

https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/44164/1/2019_dis_msoliveira.pdf

 

 

  1. CONTROLE SOCIAL E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: UMA AVALIAÇÃO APLICABILIDADE DA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DE SEUS BENEFICIÁRIOS EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO

 

Autor: Mariana da Silva Gomes

Data: 30/09/2019

Orientador: Prof. Dr. Gil Célio de Castro Cardoso (UF)

Banca Examinadora: Prof. Dr. Marcio de Souza Porto (UFC)

Prof. Dr. Solonildo Almeida da Silva (IFCE)

 

RESUMO

 

O Controle Social, no sentido moderno de controle das ações do Estado pela sociedade civil, é uma forma de exercício de poder pelo cidadão. Entretanto não se pode controlar aquilo sobre o qual não se tem informação. A CF de 88 foi promulgada como resultado de intensas demandas da sociedade civil no contexto de redemocratização e reabertura do Estado brasileiro. A agenda da transparência da Administração Pública cresceu, impulsionando as reformas liberais da nova gestão. Nesse contexto, foi promulgada a Lei de Acesso à Informação (LAI), em 2011, consagrando o regime de acesso. A LAI tem como diretrizes a publicidade como regra e o sigilo como exceção, a divulgação de informações independentemente de requerimentos, a utilização da tecnologia da informação, e como objetivo fim, o desenvolvimento da transparência pública e controle social. Sob a perspectiva da Avaliação de Quarta Geração juntamente com um recorte da perspectiva da Avaliação em Profundidade de Políticas Públicas, a presente pesquisa teve como objetivo geral avaliar a aplicabilidade da LAI sob a percepção de seus beneficiários à luz de suas diretrizes no IFCE Campus Fortaleza. Os objetivos específicos definidos foram: (i) compreender a LAI no contexto de evolução da Administração Pública Brasileira e do Controle Social; (ii) verificar o cumprimento das exigências Transparência Ativa e Passiva; e (iii) avaliar a LAI sob a percepção de seus beneficiários no IFCE Campus Fortaleza. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental e aplicados questionários com questões fechadas e abertas tratadas pela Análise de Conteúdo de Bardin (2009). É fundamental investigar a aplicação de uma política pública para além da mera conformidade aos dispositivos legais. E é vital observar se os beneficiários, que estão na ponta da lei, compreendem o direito a eles investido e se este de fato serve de instrumento de poder para o cidadão. Foi observado que a entidade centro desse estudo de caso atualmente não atende a todos os requisitos legais e também não promove a transparência e o controle social preconizado pela LAI. Na ponta, os beneficiários têm pouco ou nenhum conhecimento acerca do que é controle social sobre a administração pública.

 

Palavras-chave: Administração Pública. Transparência. Lei de Acesso à Informação. Controle Social.

 

https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46846

 

 

 

  1. AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO: UM ESTUDO DE CASO EM QUIXADÁ-CE

 

Autor: Adriana Gonçalves de Sales Costa

Data: 18/11/2019

Orientador: Profa. Dra. Roselane Gomes Bezerra (UFC)

Banca Examinadora: Prof. Dr. Gil Célio de Castro Cardoso (UFC)

Prof. Dr. José Wagner de Almeida (IFCE)

 

RESUMO

 

Nesta dissertação, abordamos a elaboração do Projeto Político-Pedagógico (PPP) como alternativa de gestão democrática na escola pública, em tempos de políticas que não partilham desses valores da gestão democrática. Nas diversas ações decisórias tomadas por meio da gestão escolar democrática, encontra-se a elaboração e execução do PPP, que deve apontar um rumo, uma direção, um sentido explícito, a ser estabelecido pela escola pública. Investigamos como se realiza o processo de elaboração dessa política de gestão, em uma escola do município de Quixadá/Ce, diante do contexto educacional brasileiro, considerando o cenário econômico mundial das últimas décadas e sua conexão com a realidade escolar investigada. A metodologia utilizada pautou-se na pesquisa quantiqualitativa, e o estudo de caso teve como principal foco a ênfase na perspectiva de avaliação crítico-dialética, em profundidade, nos eixos do contexto social e institucional, como paradigmas de avaliação de políticas públicas, sobretudo as educacionais. Os instrumentos da pesquisa qualitativa foram o questionário estruturado e a entrevista com o grupo focal, articulados com o quadro teórico disponível sobre o tema. Nessa discussão, dialogamos com Ilma Passos Alencastro Veiga, nosso principal referencial teórico. Os resultados encontrados na investigação demonstram que o PPP apresenta consonância com a realidade escolar, mas, para que seja efetivamente elaborado e/ou executado, necessita da participação de toda a comunidade educativa, e funcionar como um acordo entre os diversos atores, de forma a contribuir para a repercussão positiva no contexto escolar. Nas considerações finais, afirmamos ser necessário materializar o PPP por meio de ações coletivas num documento que direcione e organize o trabalho pedagógico da escola fortaleça sua autonomia e a participação da comunidade educativa executando e avaliando seu próprio trabalho sendo esta responsável pelo futuro da instituição.

 

Palavras-chave: Política Educacional. Projeto Político-Pedagógico. Gestão Escolar. Professores. Participação. Autonomia Escolar.

 

https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/48632/1/2019_dis_agscosta.pdf

 

 

 

 

 

 

 

 

  1. A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (CEJA) MARIA JOÉLIA DE CARVALHO SILVA, NO MUNICÍPIO DE PACAJUS-CEARÁ

 

Autor: Francisco Eugênio Dantas Júnior

Data: 16/10/2019

Orientador: Prof. Dr. Márcio de Souza Porto (UFC)

Banca Examinadora: Profa. Dra. Vanda Magalhães Leitão (UFC)

Profa. Dra. Maria Madalena da Silva (IFC)

 

RESUMO

 

Um dos principais desafios do sistema escolar no mundo contemporâneo é o da inclusão educacional. Para os países mais pobres do planeta, isso significa que milhões de crianças e jovens nunca vivenciaram a experiência de frequentar uma sala de aula. Diante desse dilema, constata-se um interesse crescente nas ideias e políticas de inclusão educacional. Porém, uma simples e superficial busca por essa temática revela dúvidas cruciais sobre as práticas e políticas que devem fazê-la avançar. A presente dissertação tem como objetivo analisar o processo de inclusão escolar vivenciado no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Maria Joélia de Carvalho Silva, no Município de Pacajus-CE, a partir do olhar dos sujeitos participantes do processo. Como referencial teórico foram citados autores que se debruçam acerca da temática da inclusão e documentos balizadores da educação inclusiva no Brasil. Para a investigação, optou-se pela abordagem do problema, pela pesquisa qualitativa; quanto aos objetivos, à pesquisa descritiva; quanto aos procedimentos técnicos, à pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental, a pesquisa de campo, o estudo de caso e o método fenomenológico. Na pesquisa de campo aplicou-se um questionário de forma individualizada aos membros do núcleo gestor, professores da sala comum e da Sala de Recursos Multifuncionais. Pelas análises realizadas, constatou-se que as concepções e práticas dos professores e gestores perpassam por concepções inclusivas, ao sinalizarem para a necessidade da colaboração e da articulação destes para consolidação do processo de inclusão escolar. Apesar de o professor do Atendimento Educacional Especializado demonstrar mais propriedade em falar de inclusão, é preciso que a escola também invista na formação dos professores do ensino comum e demais profissionais para a inclusão escolar. Outra questão levantada foi relativa à acessibilidade, pois é preciso repensar práticas que garantam em sua totalidade o direito de todos aprenderem juntos sem nenhum tipo de barreira imposta. Assim, consideramos que a atuação conjunta desses sujeitos é o fio condutor para consolidação de práticas inclusivas no ambiente escolar.

 

Palavras-chave: Políticas Públicas de Educação Inclusiva. Atendimento Educacional Especializado. Práticas Colaborativas. Acessibilidade.

 

https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/47820/1/2019_dis_fedjunior.pdf

 

 

 

 

  1. PROGRAMA MULHERES MIL NO IFCE CAMPUS DE LIMOEIRO DO NORTE: UMA ANÁLISE DA INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO DAS EGRESSAS, UMA POSSIBILIDADE DE PROTAGONISMO FEMININO OU UM REFORÇO DO PAPEL TRADICIONALMENTE DESTINADO ÀS MULHERES?

 

Autor: Marcela da Silva Melo

Data: 09/12/2019

Orientador: Prof. Dr. Carlos Américo Leite Moreira (UFC)

Banca Examinadora: Profa. Dra. Alba Maria Pinho de Carvalho (UFC)

Profa. Dra. Marlene Nunes Damaceno (IFCE)

 

RESUMO

 

Esse estudo analisou o Programa Nacional Mulheres Mil como ferramenta de capacitação para inserção, no mercado de trabalho, de mulheres consideradas em vulnerabilidade social, com o fito de alcançar emancipação, protagonismo e empoderamento feminino a partir da inclusão produtiva. Seu objetivo geral consistiu em avaliar o Programa Nacional Mulheres Mil na perspectiva de inserção das egressas no mercado de trabalho e suas implicações para o empoderamento feminino, a partir dos cursos ofertados pelo IFCE Campus de Limoeiro do Norte. Os objetivos específicos pretenderam analisar as bases conceituais e metodológicas do programa em relação ao contexto econômico, político e social e sua aplicação; levantar as circunstâncias de implantação e desenvolvimento da política no IFCE Campus de Limoeiro do Norte; identificar as formas e tipos de inserção das egressas no mercado de trabalho; e, por fim, compreender as percepções das egressas quanto às implicações do programa para sua emancipação, protagonismo e empoderamento. Para alcançar os objetivos propostos, foi utilizada como perspectiva avaliativa a Metodologia de Avaliação em Profundidade, em suas dimensões de conteúdo, contexto e trajetória institucional. Esta metodologia tem como base de sustentação a pesquisa qualitativa. Para coleta de dados, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas e grupo focal com as egressas e os gestores do IFCE, estes por oferecerem maior interação com os sujeitos da pesquisa, além da análise de documentos institucionais. A análise dos dados teve como base a análise de conteúdo. Com a finalidade de fundamentar o estudo, foram adotados pressupostos teóricos que nortearam com clareza as categorias de análise: os meandros do capitalismo que têm alterado e submetido a função de amparo social do Estado, precarizado o mercado de trabalho contemporâneo, aprofundado a divisão sexual do trabalho e a questão de gênero e a dialética inclusão/exclusão.

 

Palavras-chave: Avaliação de políticas públicas. Programa Mulheres Mil. Mercado de Trabalho. Divisão sexual do trabalho. Dialética inclusão/exclusão.

 

https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/48935/1/2019_dis_mdasmelo.pdf

 

 

 

 

  1. A PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE NO PLANO PLURIANUAL (PPA) DO ESTADO DO CEARÁ: AVALIANDO O PLANEJAMENTO PÚBLICO PARTICIPATIVO NO VALE DO JAGUARIBE (2016-2019)

 

Autor: João Narclécio Fernandes de Oliveira

Data: 20/09/2019.

Orientador: Prof. Dr. Gil Célio de Castro Cardoso

Banca Examinadora: Profa. Dra. Suely Salgueiro Chacon

Profa. Dra. Victoria Régia Arrais de Paiva

 

RESUMO

 

No Brasil, há diversas experiências de participação social, algumas institucionalizadas e outras como políticas de gestão participativa de administrações locais. Na busca exploratória por conhecer e aprofundar temáticas relacionadas às políticas públicas, deparei-me com as experiências de participação social ligadas ao planejamento e orçamento público. Dado o histórico de instituições participativas em diversas regiões do país, o Estado do Ceará vem trabalhando a participação da sociedade em seus instrumentos legais de planejamento, principalmente no Plano Plurianual (PPA), chamado pelo governo de PPA Participativo e Regionalizado. Assim, o objetivo principal deste trabalho é avaliar a participação da sociedade no Plano Plurianual (PPA) do Estado do Ceará 2016-2019 na Região Vale do Jaguaribe. Em relação aos procedimentos metodológicos, adotou-se neste trabalho investigativo o modelo avaliativo proposto por Silva (2008): a pesquisa avaliativa. Neste modelo, a avaliação de políticas públicas é concebida por meio da relação dialética das dimensões técnica e política. A pesquisa conta com uma abordagem quantitativa e qualitativa. Realizou-se um estudo bibliográfico e documental, assim como a aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas. Para a análise dos dados foram utilizados softwares SPSS e Iramuteq. Os resultados demonstraram um consenso de que o PPA Participativo e Regionalizado é um espaço para que os seus participantes possam dialogar, demandar e avaliar o que foi planejado, com o intuito de contribuírem para políticas públicas mais efetivas e que levem ao desenvolvimento local e regional. A mobilização apresenta-se como o principal desafio para que haja uma maior representatividade da sociedade, participando das oficinas do PPA. Percebeu-se que nas oficinas há uma predominância de pessoas pertencentes a órgãos públicos (municipal/estadual) sobre os participantes da sociedade civil. Compreende-se que a presente experiência participativa, tendo como base o caso do Vale do Jaguaribe, ainda se mostra incipiente e simplificada em relação ao processo de participação da sociedade por esta limitar-se à definição de diretrizes estratégicas para a região.

 

Palavras-chave: Avaliação de Políticas Públicas. Planejamento Público. Participação Social.

 

https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/46361/1/2019_dis_jnfoliveira.pdf

 

 

 

 

  1. UMA DÉCADA DO PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA NO CEARÁ: UMA INVESTIGAÇÃO AVALIATIVA DAS SUAS CONTRIBUIÇÕES NO ENFRENTAMENTO DO DESENGAJAMENTO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO

 

Autor: Maria Socorro Brandão Everton

Data: 22/11/2019

Orientador: Profa. Dra. Alba Maria Pinho de Carvalho

Banca Examinadora: Prof. Dr. Carlos Américo Leite Moreira

Prof. Dr. Alcides Fernando Gussi

Profa. Dra. Vagna Brito de Lima

 

RESUMO

 

O Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT) é vivenciado no Estado do Ceará e sua implementação justifica-se pelo necessário enfrentamento do desengajamento escolar, fator de exclusão social, econômica, política e cultural. O objeto desta investigação avaliativa incide na dinâmica deste instrumento de gestão da sala de aula, que tem como foco a permanência e o engajamento dos estudantes do ensino médio, de forma integral e com qualidade. Este objeto exige investigação das políticas públicas educacionais do Ceará, entre os anos de 2008 e 2019, sendo delimitado pelas seguintes categorias norteadoras: abandono e evasão; engajamento escolar; acesso e permanência; educação desmassificada; educação integral socialmente referenciada. De forma específica, os objetivos permitem refletir sobre indicadores educacionais de fluxo escolar, relacionando o desengajamento escolar às problemáticas de uma sociedade excludente; compreender a implantação e a trajetória do PPDT, a partir da análise de conteúdo e de contexto das políticas públicas educacionais da Secretaria de Educação do Ceará (SEDUC-CE); circunscrever a diversidade de desafios na permanência e no engajamento dos estudantes de ensino médio em três modalidades de escolas: Educação Profissional (EEEP), Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) e regulares (EEM); identificar, nas práticas dos Professores Diretores de Turma (PDTs), indícios de enfrentamento do desengajamento escolar; além de compreender aspectos pedagógicos e profissionais dos PDTs na identificação dos desafios e sucessos no exercício de seu ofício. A metodologia ancora-se na perspectiva da avaliação em profundidade (RODRIGUES, 2008, 2011) e permite avaliar as práticas pedagógicas e de gestão do PPDT: construção e organização do dossiê da turma, mapeamento, estudo orientado, atendimento aos pais/responsáveis e aos estudantes, conselho de turma e o componente curricular Formação para a Cidadania e Desenvolvimento de Competências Socioemocionais. A análise qualitativa, alinhada aos métodos das Ciências Sociais, contribui na elucidação dos significados do PPDT, desvendo-o a partir da ótica de diferentes sujeitos: implementadores, gestores e beneficiários, ou seja, gestores, professores, estudantes e famílias. O campo de estudo são as escolas estaduais da sede do município de Acaraú, cujas análises de contexto, conteúdo, trajetória, espectro temporal e territorial apontam divergências entre os textos e os contextos do PPDT. Apesar disso, há indícios de que as ações desenvolvidas, em 8 intrínseca relação com outros programas e atores, contribuam efetivamente no contexto de enfrentamento dos fatores de desengajamento escolar, com base na realidade investigada.

 

Palavras-Chave: Avaliação de Políticas Públicas. Educação. Desengajamento Escolar. Educação Integral. Inclusão.

 

https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/50940/1/2019_dis_msbevertom.pdf

 

 

  1. POLÍTICA NACIONAL DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES: UM ENFOQUE SOBRE AS MULHERES EM MEDIDA PROTETIVA NA CIDADE DE SOBRAL – CE

 

Autor: Guiomar Muniz Ribeiro

Data: 06/12/2019

Orientador: Prof. Dr. Júlio Alfredo Racchumi Romero

Banca Examinadora: Profa. Dra. Celecina de Maria Veras Sales

Profa. Dra. Maria Suely Alves Costa

 

RESUMO

 

A política pública nacional em estudo neste trabalho é a Lei nº 11.340 de 07 de agosto de 2006, também conhecida como Lei Maria da Penha, considerada um marco na legislação de defesa da mulher no país. O objetivo deste estudo consiste em avaliar as medidas protetivas aplicadas às mulheres vítimas de violência de gênero, acompanhadas pelo Grupo de Apoio às Vítimas de Violência (GAVV), na cidade de Sobral-CE. Para isso foi necessário fazer uma descrição histórica acerca da construção da referida Lei, tentando compreender a sua estruturação e principalmente a importância da mulher nessa construção. Além disso, foi imprescindível compreender a estruturação da Rede de Enfrentamento à Violência, com foco nos atendimentos do Grupo de Apoio às Vítimas de Violência (GAVV) e, sobretudo, investigar o impacto das medidas protetivas na vida das mulheres acompanhadas pelo GAVV em Sobral. O estudo proposto – de caráter exploratório – tem como abordagem a pesquisa qualitativa. Quanto ao método avaliativo, utilizou-se a perspectiva de avaliação de Silva (2008) que avalia a política de acordo com sua dimensão técnica e política, compreendendo seus efeitos. Quanto aos instrumentos de coleta de dados, foram utilizados questionários e entrevista semiestruturada. Para análise das informações qualitativas – obtidas através das entrevistas – foi utilizada a técnica de análise de conteúdo de Bardin (1977). Quanto aos resultados, constatou-se que as medidas protetivas são importantes para as mulheres em situação de violência, pois evitam o agravamento da violência. Contudo, ainda não rompem totalmente com o ciclo de violência. Contudo, foi percebido que o acompanhamento realizado pelo GAVV junto às mulheres tem efeitos positivos para elas no que tange a sensação de segurança e afastamento do agressor. Em relação às fragilidades, percebeu-se que a rede de enfrentamento à violência não está integrada em suas ações, dessa forma, o acompanhamento das mulheres em situação de violência pode ser afetado.

 

Palavras-chaves: Avaliação. Violência contra a mulher. Medida protetiva.

 

https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/51414/1/2019_dis_gmribeiro.pdf

 

 

  1. EDUCAÇÃO E TRABALHO: AVALIAÇÃO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, NA PERSPECTIVA DE INCLUSÃO SOCIAL, EM ACARAÚ – CE

Autor: Fabiana Morais de Carvalho

Data: 13/12/2019

Orientador:  Profa. Dra. Danielle Maia Cruz (UFC)

Banca Examinadora: Prof. Dr. Gil Célio de Castro Cardoso (UFC)

Prof. Dr. Manoel Paiva de Araújo Neto (IFCE)

 

RESUMO

Historicamente, tem se discutido no Brasil sobre formas de articulação entre Ensino Médio e Educação Profissional, sobretudo os efeitos de suas aproximações e rupturas no desenho da Política Nacional de Educação Profissional. Em que pese à lógica neoliberal nos anos 1990, o foco recai na educação básica instrumentalizada para as demandas do mercado, sendo desenhadas políticas baseadas em competências e habilidades. Nos anos 2000, na gestão do governo Lula e Dilma, mudanças de perspectivas ocorrem, culminando na regulamentação de uma proposta de educação profissional voltada à unificação do binômio: educação e trabalho. Proposta que traz a concepção de uma formação integral a ser desenvolvida no ensino médio, caracterizando trabalho enquanto princípio educativo. Dado o contexto, o presente estudo gravita em torno das categorias educação e trabalho, tendo como objetivo central avaliar a política de educação profissional integrada ao ensino médio, enquanto possibilidade de inclusão social. Esta avaliação se faz necessária tendo em vista o eminente enfraquecimento da referida proposta, frente à reestruturação do ensino médio, que fora legalizada durante o governo interino de Michel Temer em 2017. O argumento central é que legalmente a política pública de educação profissional, com fundamento na formação integral, configura-se como possibilidade de inclusão social e emancipação. Do ponto de vista metodológico, toma-se o desenvolvimento de eixos fundamentais da Avaliação em profundidade (RODRIGUES, 2008). Trata-se de uma abordagem qualitativa, em que a subjetividade dos sujeitos ganha importância para a compreensão de políticas públicas comprometidas com noções de justiça social e afirmação de direitos. Este trabalho utilizou como campo empírico a EEEP1 Marta Maria Giffoni de Sousa, situada em Acaraú-CE, tendo as entrevista em profundidade como técnica privilegiada. Diante dos dados coletados concluiu-se que aconteceram deslocamentos das concepções de formação integrada idealizada e regulamentada pela Lei nº 11.741/2008, ao longo das instituições, no caso da experiência cearense. Não se pode negar a satisfação dos sujeitos beneficiários com a qualidade das EEEPs, nem tampouco a evolução formativa e o considerável número de inserções no mercado de trabalho e no ensino superior a partir do modelo traçado. Todavia, a experiência não assinala a superação do dualismo entre educação e trabalho, na perspectiva de uma educação unitária; pelo contrário, a inclusão social empreendida aponta muito mais para uma adaptação do sistema capitalista às exigências da sociedade contemporânea.

 

Palavras-chave: Educação Profissional. Formação Integral. Inclusão Social. Trabalho. Avaliação.

 

https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/51352/2/2019_dis_fmdecarvalho.pdf

 

 

  1. DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO OU MASSIFICAÇÃO DO ENSINO? UMA AVALIAÇÃO POLÍTICA DO FINANCIAMENTO ESTUDANTIL NO CEARÁ (2010 – 2018)

 

Autor: Estêvão Lima Arrais

Data: 01/07/2019

Orientador: Prof. Dr. Gil Célio de Castro Cardoso (UFC)

Banca Examinadora: Profa. Dra. Suely Salgueiro Chacon (UFC)

Profa. Dra. Verônica Salgueiro do Nascimento (UFC)

 

RESUMO

 

Esta dissertação versa sobre a política de financiamento estudantil federal mais conhecida como FIES. A pesquisa se debruça sobre a seguinte questão: quais as implicações do FIES sobre o ensino superior, nas Instituições de Ensino Superior (IES) privadas do Ceará? Se utilizando da perspectiva avaliativa de avaliação política da política, objetiva-se avaliar as implicações que o FIES promoveu no ensino superior, nas IES privadas do Ceará. Como objetivos específicos, almeja: 1) caracterizar a educação brasileira e, mais especificamente, a do acesso ao ensino superior no contexto do Estado Neoliberal; 2) reconstruir a trajetória das políticas públicas federais de financiamento estudantil para o ensino superior; 3) mapear a evolução dos repasses do FIES (2010-2018); 4) descrever qualitativamente os ganhos gerados pelo FIES nas duas maiores IES privadas beneficiadas pelo programa no Ceará. Como instrumentos metodológicos, se utiliza de levantamento bibliográfico e documental para o atendimento dos objetivos específicos 1 e 2, no sentido de desenvolver uma narrativa histórica, sociológica, política e técnica sobre os referidos temas; para o objetivo 3, o levantamento de informações públicas dos repasses do FIES entre o período de 2010 a 2018 em plataforma governamental, correlacionando-os com método quantitativos de correlação linear simples (repasses do FIES x Índice Geral dos Cursos Contínuos), além de relacioná-lo com outras variáveis; e sob uma abordagem qualitativa para o atendimento do objetivo 4, uma pesquisa documental com base em relatórios institucionais e notícias de jornais no sentido de reconstruir, brevemente, os ganhos gerados pelo FIES nas duas maiores organizações beneficiadas pela política. Os resultados apontam para um total de 50 organizações (75,38% de todo o Ceará) beneficiadas pelo programa, das quais, 15 concentram 90% dos recursos e dos estudantes. Mesmo demonstrando sinais de promoção do ensino superior no Ceará, não se observa melhoria significativa na qualidade de ensino, além de um possível incentivo negativo gerado pelo FIES – foco no ensino -, acomodando as organizações em faculdades e centros universitários, não havendo sinais de progressão e instalação de novas universidades no estado. Na descrição qualitativa, observou-se que em alguns casos o FIES representou 60% do número de estudantes, tornando alguns empreendimentos uma espécie de “empresas semiestatais”, estando os conglomerados dependentes deste repasse para a sobrevivência ou para reaquecer seus mercados, além de consolidar um rentável sistema de capitalismo sem risco, que se esgota a partir do momento em que o Estado não possui mais condições de mantê-lo, fazendo com que os conglomerados migrem para outros setores, como a educação básica, ou se utilizem de outros instrumentos como a EaD, reduzindo seus custos, porém, deixando o ônus do financiamento para o Estado, o contribuinte e o estudante endividado, num contínuo ciclo de aquecimento, esgotamento e fuga, drenando recursos que outrora poderiam ser alocados no ensino superior público federal.

 

Palavras-chave: Financiamento Estudantil do Ensino Superior. Avaliação de Políticas Públicas. Avaliação Política da Política. Educação. Ensino Superior. Capitalismo Acadêmico.

 

https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/45665/5/2019_dis_elarrais.pdf

 

 

  1. A INSERÇÃO DO LIVRO ELETRÔNICO NA AVALIAÇÃO DO ENSINO

SUPERIOR DO SINAES: EDUCAÇÃO, MERCADO E POLÍTICA PÚBLICA

 

Autor: Luiz Carlos Silveira de Sousa

Data: 18/10/2019

Orientador: Prof. Dr. Marcio de Souza Porto

Banca Examinadora: Prof. Dr. Júlio A. R. Romero

Profa. Dra. Isabel M. S. P. Carneiro

 

RESUMO

O presente estudo pretende realizar uma pesquisa avaliativa da política pública de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES) direcionando seu olhar para a inclusão dos livros eletrônicos nos processos de autorização, reconhecimento e renovação do reconhecimento de cursos. O objetivo geral é compreender as implicações da inserção do livro eletrônico na política pública de avaliação do SINAES examinando seu impacto no contexto acadêmico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Maracanaú. Esta instituição é o nosso universo de pesquisa e os sujeitos são os docentes com vínculo ao ensino superior e os discentes regularmente matriculados nessa modalidade. Buscamos de forma específica: analisar variáveis políticas, econômicas, sociais e culturais que levaram o Ministério da Educação (MEC) a decidir adotar os livros eletrônicos; identificar as contribuições que o livro eletrônico traz aos discentes em seu contexto acadêmico; verificar se o livro eletrônico traz melhorias para a melhoria da qualidade da educação na visão dos docentes; e entender como está se dando o uso dos livros eletrônicos pelos docentes e discentes. Adotamos o modelo de avaliação experiencial proposto por Lejano (2012) que integra as perspectivas quantitativas e qualitativas de análise como pressuposto para uma compreensão mais profunda das questões e busca não separar o texto do contexto da política pública. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a revisão bibliográfica e documental, com a qual construímos nosso referencial teórico, e a aplicação de questionários, de onde coletamos os dados de nossos sujeitos de pesquisa no intuito de embasar nossos questionamentos e discussões. Os resultados obtidos anunciaram que a adoção do livro eletrônico pelo MEC através da política pública de avaliação do ensino superior resultou de uma atitude do Estado que não levou em consideração os discentes e docentes que iriam utilizar na prática o recurso eletrônico em questão. As respostas desses sujeitos apontam uma subutilização desse material didático devido aos obstáculos e deficiências no uso desses livros superarem os benefícios. Daí, concluímos que a adoção do livro eletrônico no ensino superior perpassou por interesses bem mais mercadológicos e políticos do que primordialmente educacional.

 

Palavras-chave: Livro eletrônico. Avaliação da educação superior. SINAES.

 

https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/47144/1/2019_dis_lcssousa.pdf

  1. IMPLANTAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ EM ACARAÚ E SUAS REPERCUSSÕES NO DESENVOLVIMENTO LOCAL

 

Autor: Haulison Rener de Souza Lima

Data: 29/11/2019

Orientador: Prof. Dr. Eduardo Girão Santiago

Banca Examinadora: Prof. Dr. José Almir Farias Filho

Prof. Dr. Márcio Alves Bezerra

 

RESUMO

A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT), materializada pela criação dos Institutos Federais, é uma política pública criada pela lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Dentre os programas e ações desenvolvidos pelo Ministério da Educação (MEC) em apoio a essa política no País, destaca-se a expansão da rede EPCT, a qual atua como motor para ampliação dessa oferta educacional com o fito de capacitar técnicos de nível médio e formar professores em diversos municípios brasileiros, interiorizando e impactando o desenvolvimento local e regional. Diante da atual crise econômica brasileira e da mudança de governo, com suas medidas de reorganização e austeridade fiscal que ameaçam a expansão da rede EPCT, o presente estudo visa avaliar a relevância desta política pública para o desenvolvimento local. O objeto da pesquisa, portanto, é a avaliação das repercussões econômicas, sociais e culturais, notadamente quanto ao desenvolvimento do município de Acaraú/CE, a partir da implantação do Instituto Federal do Ceará (IFCE) naquela cidade, em 2010. A metodologia foi baseada na Avaliação em Profundidade proposta por Rodrigues (2008), Gonçalves (2008) e Gussi (2008), utilizando-se a pesquisa qualitativa com suporte de dados quantitativos como desenho metodológico. Dessa forma, analisou-se o conteúdo da política, o seu contexto de formulação, assim como os indicadores socioeconômicos e culturais obtidos numa perspectiva temporal e territorial na cidade de Acaraú. Ao final deste trabalho destacamos as principais contribuições da referida unidade do Instituto Federal no processo de desenvolvimento local e na vida das pessoas afetadas, direta ou indiretamente, pela política em estudo, evidenciando seus resultados, limitações e alcance no município estudado.

 

Palavras-chave: Avaliação de políticas públicas. Educação Profissional. Desenvolvimento Local.

 

https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/51146/1/2020_dis_hrslima.pdf

 

 

  1. O SINAES NA AVALIAÇÃO DAS EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS MESTRADO PROFISSIONAL EM AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS KEINA MARIA GUEDES DA SILVA AVALIAÇÃO DAS BIBLIOTECAS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ

 

Autor: Keina Maria Guedes da Silva

Data: 07/04/2019

Orientador: Prof. Dr. Júlio Alfredo Racchumi Romero

Banca Examinadora: Profa. Dra. Suely Salgueiro Chacon

Prof. Dr. Hamilton Rodrigues Tabosa

 

 

https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/51548/3/2020_dis_kmgdasilva.pdf

 

 

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