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Universidade Federal do Ceará
Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas

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Grade Curricular

Formação Social e Econômica do Brasil:

Evolução histórica. Políticas econômicas e sociais. A questão agrária. A industrialização. Estado e planejamento. Principais correntes teóricas e de interpretação histórica sobre a natureza, alcance e limites da intervenção estatal por meio de programas e políticas de fundo social. O ajuste estrutural e o novo papel do Estado do Bem-Estar-Social nos países do centro e da periferia do capitalismo; o impacto da globalização e as tendências mais recentes de reformulação.

 

Fundamentos de Análise do Estado Brasileiro Contemporâneo:

Instrumental teórico-analítico para compreensão da estruturação do Estado Brasileiro e da dinâmica da vida social contemporânea. Conceitos fundamentais para a compreensão do Estado e das Políticas Públicas nas teorias da Ciência Política. Temas-chave para desvendar o cenário social brasileiro.
Programa da disciplina

 

Fundamentos do Trabalho Científico:

Princípios epistemológicos e bases metodológicas na prática da pesquisa social. A pesquisa como artesanato intelectual, posturas e hábitos na produção do conhecimento científico: construção do objeto, relação teoria/empiria.
Programa da disciplina

 

Políticas Públicas no Brasil:

Estado e políticas públicas: diferentes momentos históricos. Políticas públicas: centralização e clientelismo. Descentralização no processo de redemocratização. Políticas públicas no Estado brasileiro contemporâneo: novas configurações. Descentralização e democracia. Participação, atores sociais e controle social. Gestão local, cidadania e eqüidade social.
Programa da disciplina

 

Planejamento e Avaliação nas Políticas Públicas:

Conceitos básicos de planejamento. Aspectos administrativos, técnicos, econômicos e financeiros. Formulação de programas e projetos: diagnóstico, árvore de problemas, árvore de objetivos, matriz de planejamento, objetivos, metas e impactos. Avaliação de programas e projetos: avaliação ex-ante, avaliação ex-post e monitoramento. Análise custo-benefício e análise custo-efetividade. Modelos quase-experimentais.
Programa da disciplina

 

Métodos de Análise Quantitativa e Qualitativa I:

A (re)construção do objeto de estudo e suas exigências teórico-metodológicas fundamentais em pesquisa qualitativa e quantitativa. Vias investigativas possíveis na pesquisa avaliativa de políticas públicas: metodologias qualitativas, quantitativas e a complementaridade entre ambas. Pesquisas bibliográfica (Estado da Arte), documental e de campo. Abordagens metodológicas da pesquisa qualitativa: etnografia, estudo caso, pesquisa participante, pesquisa-ação, história oral. Procedimentos técnicos de coleta de dados para pesquisa qualitativa: questionário/formulário, entrevistas, grupo focal, diário de campo, observação sistemática e participante. Procedimentos técnicos de análise e/ou interpretação de dados para pesquisa qualitativa: análise de discurso, análise de conteúdo, análise de narrativas. Métodos mistos de abordagem e triangulação metodológica.

PROGRAMA DA DISCIPLINA (09/02/2024)

 

Métodos de Análises Quantitativa e Qualitativa II:

A (re)construção do objeto de estudo e suas exigências teórico-metodológicas fundamentais em pesquisa qualitativa e quantitativa. Vias investigativas possíveis na pesquisa avaliativa de políticas públicas: metodologias qualitativas, quantitativas e a complementaridade entre ambas. Fundamentos teóricos da estatística aplicados à avaliação de Políticas Públicas. A organização de categorias teórico-empíricas, variáveis e indicadores na pesquisa quantitativa. Fontes de dados primários e secundários e composição da amostra. Elaboração do instrumento de coleta. Organização e processamento de dados. Análise e interpretação estatística de dados para avaliação de Políticas Públicas via utilização de softwares estatísticos: análise descritiva (medidas de posição, dispersão, gráficos e histogramas); análise inferencial (teste de hipóteses, correlações, modelos de regressão aplicados à avaliação de políticas públicas). Métodos mistos de abordagem e triangulação metodológica.

-PROGRAMA DA DISCIPLINA (09/02/2024)

 

Políticas Setoriais e Regionais:

Temas relativos ao processo de avaliação de políticas públicas, visando ao aprofundamento de questões específicas de políticas setoriais e regionais, podendo contemplar a análise crítica sobre concepção; planejamento, execução e monitoramento; financiamento e gasto; desempenho e impacto; e perspectivas. Serão contempladas: Questão Regional e Políticas Públicas; Política Urbana e Turismo; Políticas Agrícola, Agrária, Ambiental e Desenvolvimento Rural; Políticas de Proteção Social, Saúde, Previdência e Assistência; Políticas de Educação, Gênero e Juventude.

PROGRAMA DA DISCIPLINA (09/02/2024)

 

Seminário de Trabalho Discente Final:

Estudos relacionados a aspectos teóricos metodológicos do percurso de investigação, na perspectiva de elaboração da elaboração do trabalho discente final. Análise dos processos metodológicos na elaboração de projetos de pesquisa com ênfase nos diferentes momentos investigativos: problematização, delimitação de objetivos, relação teoria-empiria e  definição da metodologia.


DISCIPLINAS DO NÚCLEO SETORIAL

 Tópicos Especiais em Avaliação de Políticas Públicas I:

Cenário sócio-político, gestões governamentais e suas contradições e tensões no aparelho estatal. Perspectivas e prioridades da ação governamental. A questão da governabilidade. Articulações entre o econômico e o social no âmbito das políticas públicas. Parâmetros para a elaboração das políticas públicas no novo cenário político. Políticas públicas de inclusão social.

 

Tópicos Especiais em Avaliação de Políticas Públicas II:

Redesenho das políticas públicas e a questão da intersetorialidade. Estratégias de gestão participativa e articulações entre o setor público governamental, a sociedade civil – setores populares, terceiro setor, empresariado e agências internacionais.

 

Tópicos Especiais em Avaliação de Políticas Públicas III:

Políticas Públicas locais e regionais e as diferentes inserções dos atores sociais. Transformações e impactos sócio-culturais, identidades e novas territorialidades.

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