Área de Concentração e Linhas de Pesquisa
Área de Concentração: Avaliação de Políticas Públicas
A Avaliação de Políticas Públicas pertence à Área de Conhecimento Multidisciplinar, constituindo-se um campo específico de estudos das políticas públicas com aportes teórico- metodológicos de distintas disciplinas e áreas do conhecimento das Ciências Sociais e Humanidades. Trata-se de produção de conhecimento coadunado às demandas de um contexto político e social emergente no país no qual a avaliação, concebida no ciclo da gestão das políticas públicas (agenda, elaboração, implementação, monitoramento), passa da esfera governamental stricto sensu à incorporação de distintos agentes públicos da sociedade civil. As práticas de avaliação de políticas públicas e seus usos institucionais e políticos não vêm se restringindo apenas à esfera do planejamento governamental, baseada em critérios e indicadores pré-concebidos de eficiência, eficácia e efetividade das políticas. A avaliação amplia-se como instrumento de controle social, transparência, participação política e de afirmação da cidadania, equidade e direitos. Nesse contexto, há a necessidade da emergência de outros aportes teórico-metodológicos, interdisciplinares e inovadores, com o enfrentamento epistemológico orientado para a construção de novas perspectivas de avaliação. A singularidade da proposta, inédita como Programa de Mestrado Profissional, focado nessa Área de Concentração no país, visa o delineamento de mecanismos, estratégias e instrumentais técnicos na formação profissional do avaliador e viabilização de pesquisas em avaliação de caráter interdisciplinar.
1) Desenho de Políticas Públicas de Caráter Social: Estudos e análises na proposição, reformulação e aperfeiçoamento de Políticas públicas, considerando demandas e exigências sócio-históricas. Construções metodológicas inovadoras, na perspectiva democrática, privilegiando a participação da sociedade civil na relação com o Estado.
2) Políticas Públicas e Mudanças Sociais: Avaliação de políticas públicas no âmbito nacional, regional e local, com ênfase na relação Estado-Sociedade em uma perspectiva democrática e intersetorial, contemplando os seguintes eixos temáticos: cidadania; igualdade e diferença; equidade; justiça social e ambiental. São políticas avaliadas nessa linha: trabalho, geração e transferência de renda; economia solidária; assistência social; educação; saúde; cultura e arte; ações afirmativas com recorte em gênero, geracional, étnico e racial.
3. Políticas Públicas, Território e Cultura: Estudos das transformações espaciais e impactos sócio-culturais e ambientais das políticas públicas sobre territórios, nos espaços rurais e urbanos: deslocamentos de populações; segregação, fragmentação, e dispersão sócio-espacial; perdas territoriais e reconfiguração de identidades sociais.