Grupos de Pesquisa
Espaços Deliberativos e Governança Pública
O grupo de pesquisa é uma rede de pesquisadores ibero-americanos voltada para estudos sobre Espaços Deliberativos e Governança Pública e tem como objetivo compreender as relações estabelecidas nos arranjos de governança pública instituídos, os seus efeitos na democracia e os desafios da administração para dar resposta a problemas complexos. Se constitui com o apoio do Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO) para a realização de suas atividades, que incluem pesquisas em perspectiva comparada. Espera-se contribuir para contribuir para a ampliação da produção técnico-científica sobre o tema, consolidar canais institucionais de intercâmbio acadêmico, socialização de experiências democráticas de diferentes países do eixo ibero-américa possibilitando intercâmbio entre eles.
- Docentes membros:
Alcides Fernando Gussi – indicadores de produção
Margens, Culturas e Epistemologias Dissidentes – GEPE MARGENS
Subsidiar a produção de conhecimentos/saberes, a formação permanente de pesquisadores (as) e profissionais, bem como os debates, as pesquisas avaliativas e a implementação de políticas públicas, de metodologias sociais direcionadas às margens urbanas, de maneira a construir diálogos plurais e democráticos entre saberes/culturas/experiências e epistemologias dissidentes, na perspectiva do reconhecimento, da defesa e da garantia de direitos socioterritoriais; 2. Fomentar e socializar estudos, pesquisas e produção teórica sobre margens, culturas e epistemologias dissidentes, de modo a fortalecer redes colaborativas de pesquisadores (as) brasileiros (as) e latino-americanos (as) voltados (as) à construção e consolidação das epistemologias e práticas dissidentes, decoloniais e pluriversais; Fortalecer e ampliar as parcerias de pesquisa ora estabelecidas mediante a estruturação e criação deste grupo de pesquisa, para fins de expansão de estudos e produções acadêmicas transdisciplinares
- Docentes membros:
Alba Maria Pinho de Carvalho
Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero, Idade e Família – NEGIF
O NEGIF desenvolve estudos e pesquisas no campo e na cidade sobre Gênero, Mulher, Geração e Políticas Públicas. Desde seu surgimento, o grupo de pesquisa acredita que é possível inventar espaços, tempos, vínculos, para além da institucionalidade. Dessa forma, ultrapassando os muros da universidade, compartilha saberes e experiências com ONGs, Movimentos Sociais, Redes Regionais, Nacionais e Internacionais e com instituições afins. Durante seu percurso, tem promovido discussões, debates, palestras, seminários, oficinas de trabalho e ciclos de estudo sobre as temáticas de domínio do Núcleo em atendimento às demandas da comunidade da comunidade acadêmica e da população em geral, envolvendo pesquisadores(as) da UFC, de outras universidades ou instituições. Outra contribuição tem sido a disponibilização do seu acervo bibliográfico e uma hemeroteca sobre assuntos referentes a estas temáticas.
- Docentes membros:
Alcides Fernando Gussi
Núcleo de Pesquisa sobre Estado e Políticas Públicas
As ações e pesquisas do Núcleo visam repercutir teoricamente para o acúmulo de conhecimento na área de políticas públicas e praticamente com subsídios para ações dos poderes público na criação de políticas públicas. Além de capacitar recursos humanas e fortalecer as linhas de pesquisa do Departamento de Serviço Social e Mestrado em Políticas Públicas.
- Docentes membros:
Adriana de Oliveira Alcantara
Núcleo Multidisciplinar de Avaliação de Políticas Públicas – NUMAPP
O Núcleo Multidisciplinar de Avaliação de Políticas Públicas – NUMAPP iniciou efetivamente as suas atividades no ano de 2007, na forma proposta no projeto original do MAPP. O Núcleo um caráter interdisciplinar, congregando docentes, alunos e egressos, vinculados ao Programa, com inserção em diferentes campos profissionais. O espaço do NUMAPP vem se tornando-se um laboratório de estudos interdisciplinares de relevância local, regional e nacional no campo da avaliação de políticas públicas por meio do desenvolvimento de pesquisas, organização e realização de eventos científicos, apoio à editoração da AVAL – Revista Avaliação de Políticas Públicas, bem como por contar com uma biblioteca especializada em avaliação (266 livros, 84 revistas e 149 dissertações catalogados). A estrutura de produção científica do do NUMAPP, no âmbito da avaliação de políticas públicas, centra-se na perspectiva de congregar Projetos Temáticos Integrados de Pesquisa.
- Docentes membros:
Adriana de Oliveira Alcantara
Alba Maria Pinho de Carvalho
Alcides Fernando Gussi
André Vasconcelos Ferreira
Turismo, Economia e Sustentabilidade – GTES
Como resultados e repercussões deste grupo de pesquisa, que já se encontra em atividade desde 2017, desejamos aprimorar e expandir a cooperação técnica/acadêmica entre as instituições por meio dos professores coordenadores e alunos envolvidos em pesquisa. Assim, buscamos organizar cursos, palestras, workshops para divulgação das pesquisas e temas abordados, bem como coletar informações e disseminação dos resultados. E ainda, a participação e organização de congressos, colóquios e estudos acadêmicos nacionais e internacionais, como o CITuRS 2020, que será organizado pelo mestrado em Gestão de Negócios Turísticos/UECE no Ceará e participação em comitê científico de congressos internacionais. Na atualidade, colaboramos no Projeto Culturfil FFI2017-85760-P “Nuevas estrategias de promoción cultural. Las ferias internacionales del libro y la condición de invitado de honor”, projeto financiado pelo Ministerio de Ciencia, Innovación y Universidades e Fondos FEDER (https://culturfil.org).
- Docentes membros:
André Vasconcelos Ferreira
Gerar e difundir conhecimentos que contribuam para a Gerontologia enquanto campo científico multi e interdisciplinar, desenvolvendo, articulando e apoiando ações de ensino, pesquisa e extensão.
- Docentes membros:
Adriana de Oliveira Alcantara
Viver em Plenitude: Educacao Intercultural e Movimentos Sociais
Fundado em 1997, foi reestruturado em 2020 como rede, focalizando o tema “Viver em Plenitude”. Desenvolveu pesquisas articuladas com intervenção educativa, nos projetos de Formação de Educadores Populares de Capoeira (UFSC, 2004, 2005 e 2007), de Curso de Formação de Professores para a Educação Inclusiva (SESISC, 2007 e 2008), de Curso de Formação de Professores para a Diversidade e Cidadania (MEC/UAB, 2009) e de produção de material didático para o trabalho com Diversidade Religiosa e Direitos Humanos em âmbito nacional (MEC, 2010-2013). Além da formação de pesquisadores (em nível de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado) e de ampla produção acadêmica, o GP promoveu significativo processo de cooperação científica interinstitucional e internacional. Liderou quatro congressos internacionais (1997, 2003, 2006, 2009) e organizou várias publicações conjuntas internacionais. Desde 2011 sediou-se no PPGICH/UFSC, colaborando com o PPGEdu/UNIRIO, PPGEd/UEPA e PPGSA/UFPA.
- Docentes membros:
André Vasconcelos Ferreira