gov.br

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – UFC
MESTRADO PROFISSIONAL EM AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS – MAPP

CHAMADA PARA CONTRIBUIÇÃO EM COLETÂNEA

O Núcleo Multidisciplinar de Avaliação de Políticas Públicas – NUMAPP, vinculado ao Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará, convida para apresentação de propostas de artigos para o livro intitulado “Reflexões e práticas  em Avaliação de Políticas Públicas”.

Título da obra: Reflexões teóricas e práticas em Avaliação de Políticas Públicas

Organizadores da obra: Milena Marcintha Alves Braz, Alcides Fernando Gussi, Maria de Nazaré Moraes Soares e Antônio Roberto Pinto Júnior.

Proposta: A coletânea tem como propósito discutir perspectivas e experiências em avaliação de políticas públicas, visando problematizar o campo da avaliação em suas dimensões políticas, epistemológicas, analíticas e metodológicas. Para tanto, propõe tensionar cenários políticos e modelos epistemológicos hegemônicos de avaliação, vinculados a agendas neoliberais, à luz de paradigmas emergentes, com diferentes abordagens, metodologias e práticas de avaliação, que incorporam perspectivas e demandas de múltiplos atores sociais e institucionais envolvidos
nos processos de formulação e implementação das políticas públicas. Espera-se, com isso, estimular reflexões e debates a partir de avaliações que afirmam valores democráticos, processos participativos, a interseccionalidade (raça, etnia, classe, gênero, geração, orientação sexual) e o exercício da reflexividade do(a) avaliador(a), buscando interfaces entre a sociedade e a gestão pública no atual contexto político brasileiro e latino-americano.

Temáticas dos artigos:
✔ Reflexões teórico-metodológicas sobre perspectivas avaliativas emergentes e inovadoras no campo da avaliação de políticas públicas.
✔ Recortes de avaliações substantivas realizadas de políticas públicas, programas e intervenções, enfatizando a perspectiva avaliativa utilizada.

Quem pode apresentar propostas:

Discentes de pós graduação em parceria com os outros discentes ou professores, docentes e pesquisadores que desenvolvem pesquisas na área da avaliação de políticas públicas.

Número de autores: no máximo 03 (três) autores.

Número de artigos / páginas: 15 artigos de 14 a 20 páginas de acordo com as Normas da ABNT.

Normas para publicação:
1. O trabalho deve conter: Introdução, desenvolvimento e conclusão. O desenvolvimento refere-se à exposição pormenorizada do tema escolhido, podendo ser organizado em seções e subseções usadas para hierarquizar e delimitar os conteúdos.
2. Quantidade de páginas: mínimo de 14 (catorze) e máximo de 20 (vinte) páginas incluindo bibliografia.
3.Fonte: Times New Roman.
4.Tamanho da fonte: 12 (doze).
5.Espaçamento entre linhas: 1,5.
6. Citações e referências: devem seguir as orientações da NBR 10520 recém atualizada em julho de 2023.
7. Não incluir referências bibliográficas em nota de rodapé, usando-a exclusivamente para esclarecimentos adicionais indispensáveis à compreensão do texto e que não cabem no corpo deste.
8. Enviar o manuscrito juntamente com um resumo com até 250 palavras e as credenciais dos autores, estas últimas em nota de rodapé no início do artigo.

Fluxo de envio dos artigos:

Os textos deverão ser enviados até a data limite de 25 de setembro de 2023, para apreciação dos Editores e possível solicitação de alguma alteração e/ou adequação.

O envio deverá ser realizado para o endereço: numapp.ufc@gmail.com

Formato da publicação: A publicação será em formato de e-book, através da Editora da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

Custos da publicação: a publicação não terá ônus para os autores, pois será custeada pelo MAPP e Assembleia Legislativa