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Universidade Federal do Ceará
Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas

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2018

  1. POLÍTICA DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL PARA ADOLESCENTES: UMA ANÁLISE ATRAVÉS DAS PERCEPÇÕES DE JOVENS INSTITUCIONALIZADOS SOBRE O VIVER EM ABRIGO

 

Autor: Carmelita do Nascimento Mateus

Data: 31/01/2018

Orientador: Profa. Dra. Roselane Gomes Bezerra (UFC)

Banca Examinadora: Profa. Dra. Isaurora Cláudia Martins de Freitas (UVA)

Profa. Dra. Camila Holanda Marinho (UECE)

 

RESUMO

 

Este trabalho tem como objetivo analisar a política de acolhimento institucional por meio das percepções de jovens acolhidos sobre o viver em abrigo. Esta política faz parte da alta complexidade da Assistência Social, e efetiva-se como serviço socioassistencial. O grupo estudado nesta pesquisa abrange jovens que têm entre 15 e 19 anos, são do sexo masculino e vivem num abrigo na cidade de Fortaleza, capital do Ceará. Para realizar esta análise utilizo alguns pressupostos e técnicas inerentes à Avaliação em Profundidade, tentando aliar ao conhecimento sobre as percepções dos jovens, o contexto de efetivação e elaboração da política, os discursos que a configuram e as trajetórias sócio-históricas e institucionais. As análises demonstraram os sentidos de contradição e ambivalência que os jovens constroem em suas percepções sobre a vida num abrigo, evidenciando que este espaço físico e subjetivo é o palco de intensos processos de significação; demonstram a necessidade de fortalecimento dos vínculos de origem, da criação de condições para uma vida autônoma, bem como da qualificação dos profissionais e dos espaços de Acolhimento Institucional que, embora precarizados, são ainda ponto de apoio e base de impulso dos jovens para um futuro digno. Conclui expondo a necessidade de uma política que esteja de fato atrelada aos interesses e contextos dos jovens acolhidos e de suas famílias.

 

Palavras-chave: Juventude. Institucionalização. Famílias. Abrigo.

 

https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/35911/3/2018_dis_cnmateus.pdf

 

 

 

 

 

  1. GESTORES, SERVIDORES E USUÁRIOS: AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO PROGRAMA CEDEFAM

 

Autor: Edgley Silva De Souza

Data: 31/01/2018

Orientador: Prof. Dr. Fernando José Pires de Sousa (UFC)

Banca Examinadora: Profa. Dra. Walda Viana Brígido de Moura (UFC)

Profa. Dra.  Alba Maria Pinho de Carvalho (UFC)

 

RESUMO

 

Esta pesquisa trata da avaliação do Programa Cedefam: centro de extensão, ensino e pesquisa e as suas ações de saúde enquanto um direito social, descrito na Constituição de 1988 sob a perspectiva da avaliação em profundidade (RODRIGUES, 2008). Desvela o significado dado pelos gestores, servidores técnico-administrativos e usuários por meios de suas representações sobre as ações ofertadas pela clínica de Saúde Bucal do Cedefam, inserida no programa que se apresenta como uma Ação de Extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem como objetivo avaliar as representações sociais dos sujeitos envolvidos com a política de saúde bucal desenvolvida pelo programa, em articulação com o direito à saúde e os princípios que norteiam a Política de Saúde Bucal brasileira. A base analítica fundante deste estudo é a teoria das representações, que segundo Moscovici (1981) é um conjunto de conceitos, afirmações e explicações originadas no cotidiano, no decurso de comunicações individuais. A metodologia desse estudo é de natureza qualitativa, que de acordo com Rey (2011) tem como aspecto a produção de conhecimento estar centrada na dimensão da singularidade do estudado. Este fenômeno foi avaliado por meio de pesquisa bibliográfica, observação participante, diário de campo e entrevista semiestruturada. Dos significados desvelados, pode-se citar que os gestores se posicionaram a partir de um conhecimento que vão desde o planejamento, implantação e execução do programa, bem como se referem como partícipes em alguns estágios de estruturação física e assistencial do programa. Verificou-se que os mesmos compreendem o seu papel dentro da unidade de saúde, ao executar a garantia da saúde como um direito social constitucional. Acreditam que as ações promovem a melhoria da qualidade de vida da população. Os gestores e servidores técnico-administrativos reconhecem o papel da Clínica de Saúde Bucal como uma unidade de extensão da UFC e como tal, compreendem para quem destina-se as suas ações. Foram enfáticos em afirmar que garantem o direito à saúde dos usuários, demonstrando que estes são viabilizados por meio do acesso, da atenção humanizada e da equidade. Ressaltam que o controle de placa bacteriana é a grande contribuição do Cedefam para a qualidade de vida das pessoas e que estão muito satisfeitos ao desenvolverem suas ações na clínica de saúde bucal do Cedefam. Identificou-se através das falas dos três sujeitos que existem vínculos entre os agentes operadores da política (gestores e servidores) e os usuários. Os usuários em sua maioria reconhecem a clínica com um lugar de solução de suas necessidades de saúde e que utilizam outras ações ofertadas pelo programa. Os mesmos ainda afirmam que, seus familiares também são acolhidos e atendidos. Por isso colocam a necessidade que o programa ter de continuar e ampliar as suas ações. Pode-se inferir que, embora alguns usuários não tenham demonstrado entender que destino a clínica poderia ter a partir do congelamento nos investimentos da saúde, o que eles colocam, como solução de suas necessidades relativas à saúde bucal, é a manutenção e ampliação das ações. Verificamos também a ausência da participação da comunidade no planejamento das ações. O respeito ao ser humano precede ao reconhecimento de seus direitos, por isso pensar em as ações destinadas à comunidade sem o prévio contato com ela, pode levar ao insucesso de qualquer programa pela ineficiência. Diante do exposto, verificou-se por meios das representações sociais dos sujeitos envolvidos com as ações de saúde ofertadas pelo Cedefam, que a Política de Saúde bucal executada responde às demandas dos usuários entrevistados por esta pesquisa, embora tenha ficado explícito nas falas deles que, torna-se imprescindível o fortalecimento e a ampliação de todas as ações ofertadas pela clínica, de modo a alcançar toda a comunidade.

 

Palavras-chave: Avaliação. Saúde bucal. Representações.

 

https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/35711/3/2018_dis_esgsouza.pdf

 

 

  1. AVALIAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA A ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DA UFC A PARTIR DE SEUS SUJEITOS: PERCEPÇÕES E CONCEPÇÕES

 

Autor: André Marques Costa

Data: 31/01/2018

Orientador: Profa. Dra. Roselane Gomes Bezerra (UFC)

Banca Examinadora: Profa. Dra. Alba Maria Pinho de Carvalho (UFC)

Profa. Dra. Tânia Maria Batista de Lima (UFC)

 

RESUMO

 

O presente trabalho é um estudo qualitativo a respeito das políticas de assistência odontológica destinadas a estudantes de graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Tais políticas, que se alicerçam basicamente sob as diretrizes do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PENAES) são trabalhadas principalmente no âmbito da Coordenação de Perícia e da Assistência ao Servidor (CPASE); e, por isso, esse foi o campo principal de investigação, extrapolando-se para outros espaços no âmbito da UFC, a exemplo da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) e da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). Importante destacar o objeto desta pesquisa, ou seja, as concepções e o desenvolvimento acerca dos serviços odontológicos. Nesse sentido, buscou-se detectar questões ligadas ao atendimento odontológico, estudando-se aspectos relacionados à qualidade de atendimento e outros aspectos estruturais e logísticos. Todavia, também procurou-se captar as impressões dos sujeitos envolvidos, identificando-se os sentidos e significados da política em estudo, trabalhando-se com as questões da estética oral, dor, inclusão social, condições de trabalho de servidores, valorização e motivação dos profissionais técnicos administrativos. Para tanto foram utilizados métodos de pesquisa qualitativa, que são frequentemente utilizados na pesquisa social, como o diário de campo, as entrevistas semiestruturadas e o grupo focal. Para embasar a discussão teórica foram realizadas revisões da literatura a respeito de temas relacionados à trajetória histórica das políticas de assistência estudantil no Brasil, bem como ao processo de ampliação da publicização da odontologia e ao avanço das diversas compreensões sobre o processo avaliativo em políticas públicas. Assim, cumpre destacar que este trabalho se inspira na metodologia da Avaliação em Profundidade, sem, contudo, por questões de limitações práticas, pretender contemplá-la na íntegra, pois aproveita a riqueza do estudo de seus eixos analíticos, com a pretensão de realizar um processo avaliativo alinhado à perspectiva de uma avaliação de caráter pluralista e, portanto, eminentemente antipositivista.

 

Palavras-chave: Assistência Estudantil. Avaliação de Políticas Públicas. Saúde Bucal. Inclusão Social. Saúde Coletiva.

 

https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/39671/1/2018_dis_amcosta.pdf

 

 

  1. ESPECTRO DA PONTE ESTAIADA E DO MIRANTE EM MEIO AO CIRCUITO DO TURISMO DE NEGÓCIOS & EVENTOS

 

Autor: Morgana Melca Braga Sampaio

Data: 31/01/2018

Orientador: Profa. Dra. Alba Maria Pinho de Carvalho (UFC)

Banca Examinadora: Prof. Dr. Carlos Américo Leite Moreira (UFC)

Profa. Dra.  Leila Maria Passos de Souza Bezerra (UECE)

Prof. Dr. Marcelo Santos Marques (IFCE)

 

RESUMO

 

Esta dissertação, denominada Espectro da Ponte Estaiada e do Mirante em meio ao circuito do Turismo de Negócios & Eventos, objetiva compreender, no campo da avaliação de políticas públicas, a concepção da política de turismo para a cidade de Fortaleza através da construção de ícones urbanos, vinculados ao setor turístico, notadamente o segmento de Negócios & Eventos. Toma como objeto específico de sua avaliação, a proposta do Governo do Estado do Ceará em construir a Ponte Estaiada e o Mirante como ícones urbanos para atrair novos fluxos do capital financeiro e investimentos no setor turístico. A despeito da não materialidade das obras, seus espectros mantêm a atualidade política, uma vez que foram constituídos dentro de novas configurações de turismo de Negócios & Eventos em consonância com as linhas prevalecentes das políticas públicas de turismo no Estado do Ceará das últimas décadas. O eixo central da análise realiza a crítica da lógica intrínseca à concepção de desenvolvimento da cidade, a partir dos investimentos na área do turismo na construção de novos equipamentos, marcada ainda pela forte intervenção do Estado junto à esfera privada, remodelando o espaço da cidade sob a égide da acumulação do capital. Inspirada no modelo de “Avaliação em Profundidade”, desenvolvida por Rodrigues (2008), que em seu construto estabelece procedimentos sistemáticos de investigação, baseados em eixos de análise que orientam as práticas investigativas na área, empreendi esforços avaliativos a partir dos três primeiros eixos analíticos configurados pela autora (análise de conteúdo do programa, contexto da formulação da política e trajetória institucional). Avaliei documentos oficiais e fiz uso de entrevistas não estruturadas, sendo esta a principal técnica investigativa, se configurando em uma pesquisa predominantemente qualitativa. Em decorrência dessa opção, meu plano investigativo transcendeu a análise de dados quantitativos coletados em formatos padronizados ou em abordagens lineares. Como resultado dessa avaliação, pude compreender a metrópole como um lugar onde as transformações urbanas e a produção do espaço são realizadas em função da reprodução do capital e a total preponderância dessas obras e projetos urbanos diante da falta de instrumentos eficazes de controle social em torno do conjunto de ações segregacionistas de cunho espacial, que visam à obtenção de lucro e o consequente privilégio dos setores imobiliários dominantes. Averiguei que a política de turismo está ancorada em um modelo de desenvolvimento urbanístico mercantil, inserido no cenário de investimentos de capitais públicos e privados, nacionais e internacionais, o que revela a intercessão entre o segmento de Negócios & Eventos e o setor imobiliário, gerando novas configurações espaciais, uma vez que esta modalidade de turismo tem por base as obras ligadas aos grandes eventos e a investimentos em infraestrutura viária e de lazer.

 

Palavras-chave: Ponte Estaiada. Mirante. Negócios & Eventos. Avaliação em Profundidade.

 

https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/35175/1/2018_dis_mmbsampaio.pdf

 

 

  1. O PROGRAMA DE ESTUDANTES-CONVÊNIO DE GRADUAÇÃO: (RE)CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES ÉTNICO-RACIAIS NO ÂMBITO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ

 

Autor: Ricardo da Silva Pedrosa

Data: 29/01/2018

Orientador: Profa. Dra. Alba Maria Pinho de Carvalho (UFC)

Banca Examinadora: Profa. Dra. Rejane Batista Vasconcelos (UFC)

Profa. Dra. Leila Maria Passos De Souza Bezerra (UECE)

Prof. Dr. Ercílio Neves Brandão Langa (UNILAB)

 

RESUMO

 

O Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) oportuniza formação de estudantes oriundos de países do continente africano em instituições de educação superior brasileiras. Estes estudantes de intercambio têm sua vinda e percurso acadêmico subsidiado pelas políticas públicas de internacionalização da educação superior. Entretanto, suas permanências e desenvolvimentos como cidadãos imigrantes passam a ser permeados pela dinâmica das relações e tensões étnico-raciais do ambiente social da cidade e da instituição que os acolhe (PEDROSA, 2016). Assim, parte-se da seguinte indagação: em que sentido o PEC-G pode ser avaliado a partir das experiências da (re)construção de identidades étnico-raciais afrodescendentes dos estudantes do programa? O estudo objetiva, portanto, evidenciar as experiências de (re)construção de identidades étnico-raciais afrodescendentes como dimensão de avaliação em profundidade do programa de mobilidade acadêmica PEC-G. A proposta avaliativa da pesquisa se caracteriza como uma Avaliação em Profundidade do PECG, possuindo como lócus uma instituição de educação superior situada em Fortaleza, a saber, o Instituto Federal de Educação do Ceará (IFCE). Valendo-se de um olhar interdisciplinar, abordo a questão das identidades como processo a constituir-se a partir das interações com o outro e com as imagens socialmente gestados na cultura (HALL 2003, 2009, 2011). A dimensão étnico-cultural das identidades será focalizada, enfatizando a produção material de artefatos, saberes e sentires que realizam o processo de identificação/diferenciação do sujeito com uma matriz étnico-racial (FANON, 2008; GILROY, 2002). Tendo em vista que os processos identitários, ora em estudo, não estão apartados de seu lugar histórico de manifestação, busco fazer uma apresentação da dinâmica identitária no contexto da diáspora africana no Ceará (LANGA, 2016). A perspectiva metodológica adotada foi qualitativa de inspiração etnográfico e focada na questão da identidade de um ponto do Sul global (SANTOS, B. S., 2006, 2007). Na fase exploratória foram coletados relatos sobre a convivência dos servidores do IFCE com os estudantes do PEC-G. O trabalho de campo foi iniciado com observações do cotidiano de estudantes do PEC-G sobretudo nos momentos de planejamento e execução das Semanas Culturais da África de 2014 e 2015, com reelaboração de materiais coletados de 2013 até o presente momento (notícias veiculadas de forma impressa e no site da instituição, memorandos colhidos em setores do IFCE e registros fotográficos). Assumi como principal estratégia investigativa o registro dos relatos de experiência de nove estudantes do PEC-G/IFCE. Como técnica de análise das informações coletadas sobre os processos identitários destes estudantes, tomo como base a Análise de Conteúdo de (BARDIN, 2009) e a Análise do Discurso bakhtiniano (BAKHTIN, 2006; MUSSALIM, 2001; VYGOTSKI, 2001). A vivência étnico-racial torna complexa a realidade vivenciada pelos estudantes do PEC-G. Entre a vinda, a chegada, a obtenção de um diploma e o retorno a seus países de origem, as identidades desses estudantes se demove e também movimenta outras identidades com as quais passa a interagir. Nos interstícios entre os sujeitos, manifestação de suas etnias, e a confluência entre políticas públicas de internacionalização da educação superior e as políticas culturais e afirmativas da matriz étnica africana é que o programa se faz.

 

Palavras-chave: Intercâmbio. Identidades. Étnico-racial. Africanidades.

 

https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/30240/1/2018_dis_rdaspedrosa.pdf

 

 

  1. UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DE TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO: UMA AVALIAÇÃO DO PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO NO IFCE

 

Autor: Hobson Almeida Cruz

Data: 26/01/2018

Orientador: Profa. Dra. Alba Maria Pinho de Carvalho (UFC)

Banca Examinadora: Profa. Dra. Rejane Batista Vasconcelos (UFC)

Profa. Dra. Ana Cláudia Uchôa Araújo (IFCE)

 

RESUMO

 

Os funcionários não-docentes das escolas públicas do ensino básico, segmento no âmbito da categoria dos trabalhadores em educação estiveram, durante muito tempo, ausentes das políticas de incentivo à qualificação profissional. Em 2007, o Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público (Profuncionário) foi instituído, como política de governo, para ofertar cursos técnicos de nível médio aos funcionários escolares que atuam nas escolas públicas municipais e estaduais do Brasil. Este trabalho apresenta, como objeto de investigação, a avaliação do referido programa, a partir da coordenação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), analisando especificamente o curso Técnico em Secretaria Escolar, ofertado no Polo Caucaia, vinculado ao campus Quixadá, no estado do Ceará. A pretensão investigativa compreende uma dupla dimensão: refletir sobre o processo de implementação do Profuncionário no estado do Ceará, procurando circunscrever as razões de possíveis tensões nesse percurso, com base nas normativas legais e narrativas dos atores envolvidos; analisar repercussões nas trajetórias profissionais dos funcionários não docentes atendidos na condição de alunos(as) do programa. A escolha do curso e do polo justifica-se pela concentração do maior número de alunos(as) matriculados e formados do referido programa, no estado. O recorte temporal vai do início do ano de oferta dos cursos pelo IFCE, qual seja, segundo semestre de 2012 até o primeiro semestre de 2017, ano de previsão de conclusão das últimas turmas, ofertadas para alunos(as) ingressos em 2015. Esta pesquisa avaliativa foi desenvolvida com inspirações em duas matrizes: a avaliação em profundidade na proposição de Léa Rodrigues (2008,2011); a formulação de Ozanira Silva e Silva (2008), na articulação orgânica das dimensões técnica e política. Para desenvolver este processo avaliativo do Profuncionário, no âmbito do objeto de estudo, foi desenvolvida uma pesquisa de natureza qualitativa, a partir da análise das narrativas dos sujeitos envolvidos no programa, sem prescindir das bases quantitativas relacionadas ao perfil socioeconômico e o fluxo escolar dos(as) alunos(as), com ênfase nas situações de conclusão e não-conclusão dos estudos. O nosso campo empírico foi constituído por 258 alunos(as) do curso Técnico em Secretaria Escolar do Polo Caucaia, conseguindo desenvolver um estudo específico, via questionário, com 50 alunos(as), e entrevistas semiestruturadas com 12 integrantes. A pesquisa avaliativa foi também desenvolvida com gestores em nível nacional e local por meio dos seus discursos e percepções, sobre o processo de implantação do programa no país, e em particular, no Ceará considerando os pontos de ajuste e tensão desse processo. Do contingente total de alunos(as), cujos dados acadêmicos foram levantados na pesquisa, 42% dos matriculados evadiram-se. Os principais motivos de tal evasão foram, justamente, o deslocamento do aluno(a) ao polo presencial e a dificuldade em conciliar o tempo entre o trabalho e os estudos. A pesquisa avaliativa, na ótica dos alunos(as), revela que apesar dos desafios ocorridos e a baixa efetivação da ascensão profissional e financeira, o programa propiciou uma formação significativa sob o ponto de vista da qualificação das atividades realizadas no ambiente escolar.

 

Palavras-chave: Avaliação. Educação Profissional. Funcionários Escolares. Ensino Técnico Nível Médio. Secretaria Escolar.

 

https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/33962/1/2018_dis_hacruz.pdf

 

 

  1. UMA AVALIAÇÃO DO PROJETO SAÚDE, BOMBEIROS E SOCIEDADE NA PROMOÇÃO DA SAÚDE DE IDOSOS NO CEARÁ: O CASO DO NÚCLEO FELIZ ENTARDECER

 

Autor: Eliane Regina de Oliveira Albuquerque

Data: 31/01/2018

Orientador: Prof. Dr. Fernando José Pires de Sousa (UFC)

Banca Examinadora: Profa. Dra. Elza Maria Franco Braga (UFC)

Profa. Dra. Walda Viana Brígido de Moura (UFC)

Profa. Dra. Maria Vaudelice Mota (UFC)

 

RESUMO

 

O envelhecimento é apontado como um dos problemas de saúde pública que afeta todas as populações. As alterações demográficas e o aumento da esperança média de vida impõem diversos desafios aos indivíduos e a sociedade. E dentre esses a promoção de um envelhecimento ativo e saudável para garantir os direitos à saúde dos idosos. Nesse contexto, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará desenvolve o projeto Saúde, Bombeiros e Sociedade que tem como objetivo atingir de forma prioritária as pessoas com idade de 60 anos ou mais, proporcionar-lhes uma oportunidade de cuidar da saúde biopsicossocial através da participação em grupos de atividades multidisciplinares. Dessa forma, pretende-se por meio desse estudo, contribuir para compreensão das estratégias realizadas em benefício da promoção da saúde e qualidade de vida dos idosos, gerar subsídios para promover melhorias na atenção ao idoso. OBJETIVO: Avaliar as atividades do Projeto Saúde, Bombeiros e Sociedade na promoção da saúde e na qualidade de vida dos idosos: O caso do núcleo Feliz Entardecer. MÉTODO: Pesquisa qualitativa, tipo estudo de caso desenvolvido no núcleo “Feliz Entardecer” do Projeto Saúde, Bombeiros e Sociedade do Corpo de Bombeiro Militar do Estado do Ceará. Os sujeitos do estudo foram os 18 idosos e os 05 bombeiros (1 coordenador geral e 4 monitores) que fazem parte do Projeto. As entrevistas foram realizadas nos meses de junho e julho de 2017, o material coletado e transcrito gerou 90 páginas sendo analisado de acordo com a técnica da Análise de conteúdo. A pesquisa foi submetida à apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) com parecer aprovado nº 2.077.157. RESULTADOS E DISCUSSÃO: realizou-se a caracterização dos sujeitos do estudo compreendendo três categorias: Mudanças e melhoria das condições de saúde dos idosos que discute os benefícios das atividades do projeto na qualidade de vida dos sujeitos do estudo; Formação de vínculos afetivos com o grupo enfocando a importância do apoio social e a integração que perdura durante as atividades e, por fim avaliou-se o PSBS no que se refere à Estrutura, Benefícios e Dificuldades apresentados no percurso para a implementação e manutenção, os desafios com financiamento das despesas e principalmente com pessoal. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Constatou-se que o projeto tem contribuído com a melhoria da qualidade de vida dos idosos. Os idosos entrevistados afirmam ter melhorado sua condição física e mental após ingressarem no Projeto, visto que firmaram amizades, tiveram oportunidade de conhecer novos lugares (através dos passeios) e adquirir mais autonomia e confiança neles mesmos.

 

Palavras-chave: Idoso. Promoção da Saúde. Exercício Físico.

 

https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/31272/3/2018_dis_eroalbuquerque.pdf

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