Documentos/Formulários/Instruções
DOCUMENTOS/FORMULÁRIOS ACADÊMICOS
-ATESTADO DE MATRÍCULA: SIGAA
-DECLARAÇÃO DE VÍNCULO: SIGAA
-HISTÓRICO ESCOLAR: SIGAA
*APROVEITAMENTO DE CRÉDITOS/ESTUDOS (FORMULÁRIO)
*COORIENTAÇÃO (TERMO DE ACEITE)
*MUDANÇA DE ORIENTAÇÃO/COORIENTAÇÃO(FORMULÁRIO)
*CARTA DE APRESENTAÇÃO DE PESQUISA/PESQUISADOR(A)
*PRORROGAÇÃO PRAZO DE DEFESA-(FORMULÁRIO)
REGIME ESPECIAL E TRANCAMENTO DO SEMESTRE
-INSTRUÇÕES
–TRANCAMENTO POR LICENÇA MATERNIDADE-RESOLUÇÃO
*TRANCAMENTO/REGIME ESPECIAL (FORMULÁRIO)
PRAZOS!
PRAZO para emissão e assinatura de Formulários/processos/declarações/documentos pela secretaria:
PERÍODOS DE DEMANDA REGULAR-ATÉ 05 DIAS ÚTEIS
PERÍODOS DE ALTA DEMANDA-ATÉ 10 DIAS ÚTEIS
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COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA-UFC:https://cep.ufc.br/index.php/pt-br/
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BANCA DE QUALIFICAÇÃO E DEFESA
*NOVO PROCEDIMENTO (DESDE OUTUBRO/2025)-CONFORME PORTARIA 39/2025-PRPPG.
Deve-se fazer a leitura atenta de todos os documentos e instruções.
PORTARIA 39-PRPPG-UFC (NOVO)
PORTARIA MAPP 01/2025 (NOVO)
Documentos obrigatórios para marcação de Banca:
1. DECLARAÇÃO SOBRE USO OU NÃO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (NOVO)
2. DECLARAÇÃO DE CONCORDÂNCIA COM A COMPOSIÇÃO DA BANCA (QUALIFICAÇÃO/DEFESA (NOVO)
3. Relatório de Detecção de Similaridade (GERADO e ASSINADO PELO(A) ORIENTADOR(A) EM FERRAMENTA DE DETECÇÃO TURNITIN)
OBSERVAÇÃO: LIMITE MÁXIMO DE SIMILARIDADE ACEITO PARA MARCAÇÃO DE BANCA: 27%
4. O(a) discente deverá responder ao questionário do concludente disponibilizado após marcação da Banca. Somente após o preenchimento, a banca poderá ser analisada/homologada pela secretaria do Programa.
ORIENTAÇÕES:
A marcação de bancas de Qualificação e Defesa, em sistema SIGAA, é feita pelo(a) próprio(a) aluno(a), devendo ser feita com NO MÍNIMO 10 dias de antecedência à data pretendida e será analisada/homologada pela Secretaria.
A banca de Defesa só pode ser marcada após a baixa na Qualificação, integralização dos componentes obrigatórios e optativos (no mínimo 384 horas).
TUTORIAL DE SOLICITAÇÃO DE MARCAÇÃO BANCA PELO DISCENTE (NOVO)
*OBSERVAÇÃO: É necessário que o(a) aluno(a) esteja matriculado no componente: VAP7988 DISSERTAÇÃO (é possível consultar no Histórico SIGAA), caso não esteja, deverá contatar a secretaria do Curso.
DISSERTAÇÃO
*Deve seguir a normalização de dissertações(LINK) produzidos na UFC, de acordo com as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A utilização dos Guias foi aprovada pela Resolução Nº 17/CEPE (PDF 25KB), que estabelece normas para disciplinar a normalização de trabalhos acadêmicos na Universidade.
TEMPLATE DE DISSERTAÇÃO
FICHA CATALOGRÁFICA-INSTRUÇÕES
*OBSERVAÇÃO:Atentar para não escrever/marcar/selecionar o curso errado (existem outros cursos com nome semelhantes)
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PÓS DEFESA:
PEDIDO DE DIPLOMA:
*ORIENTAÇÕES PRA PEDIDO/DOCUMENTAÇÃO
*VERSÃO FINAL DE DISSERTAÇÃO-DECLARAÇÃO
A declaração deve ser enviada ao orientador(a) preenchida.
O aluno deve encaminhar o formulário preenchido e assinado para a secretaria: mappufce@gmail.com
*REQUERIMENTO DE DIPLOMA (FORMULÁRIO)
*enviar preenchido e assinado SOMENTE para mappufce@gmail.com
**Prazos de emissão: de 60 a 120 dias. Se necessário, o(a) estudante pode solicitar uma certidão pelo e-mail thales.mesquita@ufc.br, informando no corpo da mensagem o número do processo de diploma.
***Atendimento prioritário: casos de estudantes aprovados em processos seletivos que exigem o diploma para posse, e nos quais a certidão não foi aceita pela instituição promotora, terão prioridade na emissão do documento, mediante comprovação.
****ATENÇÃO: A Dissertação, na versão final a ser enviada para o Repositório Institucional, PRECISA ser em formato PDF/A.
Converta em PDF/A: link.
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http://sysprppg.ufc.br/
Informar nº processo de solicitação – atentar-se para o formato solicitado pelo sistema – e e-mail utilizado no SIGAA.
EXEMPLO:
PROCESSO: 23067123456/2025-78
1) Não digitar o 23067.
2) Digitar apenas os seis digitos depois do 23067 (no exemplo: 123456)+ano abreviado(no exemplo: 25)+dígito (no exemplo:78),
3) ficando: 123456/25-78
OBSERVAÇÃO: pode levar até 20 dias para que o processo esteja disponível no sistema de acompanhamento.
Mais informações: https://prppg.ufc.br/pt/
