Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas

Área do conteúdo

Documentos/Formulários/Instruções

DOCUMENTOS/FORMULÁRIOS ACADÊMICOS

-ATESTADO DE MATRÍCULA: SIGAA
-DECLARAÇÃO DE VÍNCULO: SIGAA
-HISTÓRICO ESCOLAR: SIGAA

 

*APROVEITAMENTO DE CRÉDITOS/ESTUDOS (FORMULÁRIO)
*COORIENTAÇÃO (TERMO DE ACEITE)
*MUDANÇA DE ORIENTAÇÃO/COORIENTAÇÃO(FORMULÁRIO)
*CARTA DE APRESENTAÇÃO DE PESQUISA/PESQUISADOR(A)
*PRORROGAÇÃO PRAZO DE DEFESA-(FORMULÁRIO)

 

REGIME ESPECIAL E TRANCAMENTO DO SEMESTRE

-INSTRUÇÕES
TRANCAMENTO POR LICENÇA MATERNIDADE-RESOLUÇÃO
*TRANCAMENTO/REGIME ESPECIAL (FORMULÁRIO)


PRAZOS!

PRAZO para emissão e assinatura de Formulários/processos/declarações/documentos pela secretaria:
PERÍODOS DE DEMANDA REGULAR-ATÉ 05 DIAS ÚTEIS
PERÍODOS DE ALTA DEMANDA-ATÉ 10 DIAS ÚTEIS

—————————————————————————————————————————————–

—————————————————————————————————————————————–
BANCA DE QUALIFICAÇÃO E DEFESA

*NOVO PROCEDIMENTO (DESDE OUTUBRO/2025)-CONFORME PORTARIA 39/2025-PRPPG.
Deve-se fazer a leitura atenta de todos os documentos e instruções.

PORTARIA 39-PRPPG-UFC (NOVO)
PORTARIA MAPP 01/2025 (NOVO)

Documentos obrigatórios para marcação de Banca:

1. DECLARAÇÃO SOBRE USO OU NÃO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (NOVO)
2. DECLARAÇÃO DE CONCORDÂNCIA COM A COMPOSIÇÃO DA BANCA (QUALIFICAÇÃO/DEFESA (NOVO)
3. Relatório de Detecção de Similaridade (GERADO e ASSINADO PELO(A) ORIENTADOR(A) EM FERRAMENTA DE DETECÇÃO TURNITIN)
OBSERVAÇÃO: LIMITE MÁXIMO DE SIMILARIDADE ACEITO PARA MARCAÇÃO DE BANCA: 27%
4. O(a) discente deverá responder ao questionário do concludente disponibilizado após  marcação da Banca.  Somente após o preenchimento, a banca poderá ser analisada/homologada pela secretaria do Programa.

 

ORIENTAÇÕES:

 A marcação de bancas de Qualificação e Defesa, em sistema SIGAA, é feita pelo(a) próprio(a) aluno(a), devendo ser feita com NO MÍNIMO 10 dias de antecedência à data pretendida e será analisada/homologada pela Secretaria.

A banca de Defesa só pode ser marcada após a baixa na Qualificação, integralização dos componentes obrigatórios e optativos (no mínimo 384 horas).
TUTORIAL DE SOLICITAÇÃO DE MARCAÇÃO BANCA PELO DISCENTE (NOVO)
*OBSERVAÇÃO: É necessário que o(a) aluno(a) esteja matriculado no componente: VAP7988 DISSERTAÇÃO  (é possível consultar no Histórico SIGAA), caso não esteja, deverá contatar a secretaria do Curso.

 

DISSERTAÇÃO
*Deve seguir a normalização de dissertações(LINK) produzidos na UFC, de acordo com as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A utilização dos Guias foi aprovada pela Resolução Nº 17/CEPE (PDF 25KB), que estabelece normas para disciplinar a normalização de trabalhos acadêmicos na Universidade.

TEMPLATE DE DISSERTAÇÃO
FICHA CATALOGRÁFICA-INSTRUÇÕES

*OBSERVAÇÃO:Atentar para não escrever/marcar/selecionar o curso errado (existem outros cursos com nome semelhantes)

———————————————————————————————————————————————————————————————-

PÓS DEFESA:

PEDIDO DE DIPLOMA:

*ORIENTAÇÕES PRA PEDIDO/DOCUMENTAÇÃO

*VERSÃO FINAL DE DISSERTAÇÃO-DECLARAÇÃO
A declaração deve ser enviada ao orientador(a) preenchida.
O aluno deve encaminhar o formulário preenchido e assinado para a secretaria: mappufce@gmail.com

*REQUERIMENTO DE DIPLOMA (FORMULÁRIO)

*enviar preenchido e assinado SOMENTE para  mappufce@gmail.com

**Prazos de emissão: de 60 a 120 dias. Se necessário, o(a) estudante pode solicitar uma certidão pelo e-mail thales.mesquita@ufc.br, informando no corpo da mensagem o número do processo de diploma.

***Atendimento prioritário: casos de estudantes aprovados em processos seletivos que exigem o diploma para posse, e nos quais a certidão não foi aceita pela instituição promotora, terão prioridade na emissão do documento, mediante comprovação.

****ATENÇÃO: A Dissertação, na versão final a ser enviada para o Repositório Institucional, PRECISA ser em formato PDF/A.

Converta em PDF/A: link.

———————————————————————————————————————————————————————————————-

ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO DE DIPLOMA:
http://sysprppg.ufc.br/components/com_infodiplomas/infodiplomas.php

Informar nº processo de solicitação – atentar-se para o formato solicitado pelo sistema – e e-mail utilizado no SIGAA.

EXEMPLO:
PROCESSO: 23067123456/2025-78
1) Não digitar o 23067.
2) Digitar apenas os seis digitos depois do 23067 (no exemplo: 123456)+ano abreviado(no exemplo: 25)+dígito (no exemplo:78),
3) ficando: 123456/25-78

OBSERVAÇÃO: pode levar até 20 dias para que o processo esteja disponível no sistema de acompanhamento.
Mais informações: https://prppg.ufc.br/pt/entrega-de-diplomas-e-certificados-nota-da-coordenadoria-de-ensino-prppg/

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo