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Universidade Federal do Ceará
Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas

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2011

Título: TECNOMODA NO SEMIÁRIDO: ESCOLA DE MODA PARA TRANSFORMAÇÃO NO CAMPO DO TRABALHO
Autora : Artemísia Caldas Souza
Data: 21/02/2011
Orientadora: Profa. Dra.Alba Maria Pinho de Carvalho (UFC)
Banca examinadora: Maria Dolores de Brito (UFC) Rilda Bezerra de Freitas (RATIO)

RESUMO:

 

O conteúdo desta pesquisa foi produzido a partir da necessidade de avaliar o projeto social “Tecnomoda no Semi-Árido: Escola de Design em Moda e Artesanato”, enfocando suas conseqüências, como instrumento de capacitação e intervenção para a definição de políticas públicas para o município de Tejuçuoca-CE, na localidade de Vila Retiro, lócus da concepção do projeto. A proposta da referida escola visava melhorar o nível de capacitação profissional dos jovens, com o objetivo de ingresso no mercado de trabalho local, constituindo-se uma alternativa em meio à crise do desemprego e via de inclusão da juventude. O estudo teve como objetivo principal, avaliar a capacitação desenvolvida no âmbito do tripé moda, tecnologia e artesanato, na esperança de tracejar o potencial de inclusão do público atendido. Tem como pretensão, conforme os resultados apresentados, fornecer subsídios e referências para a construção de projetos futuros para a inclusão de jovens na perspectiva de moda e artesanato. Acreditando que, com a divulgação dos resultados, seja possível ampliar o conhecimento de novas alternativas, e ainda, ter a capacidade de motivar outros grupos e associações, na acepção de investimento no potencial de jovens com os quais estão envolvidos. Fundamentalmente, para a realização deste estudo, além da pesquisa bibliográfica e documental, inspirada nas bases teóricas e nos registros do projeto, foi desenvolvida pesquisa de campo, empregando a entrevista como principal técnica de coleta de dados, que permitiu angariar informações dos principais atores sociais envolvidos e ainda, outras informações, foram resultado da observação participante como coordenadora e instrutora do referido projeto.

Título: Palavras-Chave: Políticas Públicas – Brasil. Políticas Sociais. Trabalho Jovem.

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Título: ACESSO E PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES DE ORIGEM POPULAR À EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA AVALIAÇÃO DO PROGRAMA CONEXÕES DE SABERES NA UFT – CAMPUS DE PALMAS
Autora: Denilda Caetano de Farias
Data: 28/02/2011
Orientadora: Profa. Dra. Cátia Regina Muniz (UFC)
Banca examinadora: Francisco Ari de Andrade (UFC)
Sandra Maria Gadelha de Carvalho (UECE)

RESUMO:

A proposta dessa investigação é avaliar o Programa Conexões de Saberes na Universidade Federal do Tocantins, no campus de Palmas. O estudo constitui-se em uma avaliação do tipo ex post por buscar compreender o processo de implementação e execução do PCS na UFT e analisar as reais implicações desse na política de acesso dos estudantes de origem popular na instituição e da permanência qualificada dos estudantes conexistas. A abordagem escolhida foi a qualitativa e quantitativa, por acreditar que esta estratégia metodológica possibilita uma análise mais detalhada do programa. A pesquisa bibliográfica discute as novas formas de intervenção do Estado Brasileiro frente às questões sociais, principalmente, no contexto do neoliberalismo. A pesquisa contempla ainda, dados do Estado do Tocantins e do processo de criação da UFT nesse Estado. Com a finalidade de reconstruir a trajetória do programa na instituição, foi realizada a pesquisa documental no acervo da UFT e do MEC-SECAD, além de entrevistas com os gestores desses órgãos oficiais. Por fim, foi realizada a pesquisa de campo contendo a aplicação de questionários, a fim de conhecer o perfil sócio-econômico dos conexistas; entrevistas com coordenadores e estudantes envolvidos no programa; e a observação participante, com o objetivo de melhor compreender e analisar os impactos do programa, enquanto política de Ações Afirmativas de apoio o acesso a permanência de estudantes de origem popular na instituição. Constatou-se, com base nos estudos teóricos e empíricos, que o PCS, foi implementado na UFT em contexto de reformas neoliberais, com a redução de recursos públicos para o financiamento da educação superior. Evidenciou-se que essas reformas, de certa forma, repercutiram no desenvolvimento do PCS na instituição. O atraso no repasse de recursos, por parte do governo e a falta desse para o pagamento de bolsas dos estudantes, fez com a UFT desenvolvesse as ações do programa de forma fragmenta e desarticulada. Todavia, há de se reconhecer o empenho da gestão em manter o programa na instituição, mas considera-se que a inclusão dos estudantes de origem popular à educação superior, depende de ações que promovam a emancipação desses estudantes, com uma permanência qualificada, para isso o programa deve ser realizado de forma articulada tanto na UFT como no MEC-SECAD e nas comunidades populares.

Palavras-chave: Avaliação de Políticas Públicas, Educação Superior, Acesso e permanência, Programa Conexões de Saberes, UFT.

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Título: AVALIAÇÃO DA POLÍTICA DE EMPREGO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO MUNICIPIO DE MARACANAÚ NO CEARÁ.
Autor: Francisca Edinalda Lima dos Santos
Data: 11/03/2011
Orientadora: Profa. Dra. Gema Galgani Silveira Leite Esmeraldo (UFC)
Banca examinadora: Maria de Nazaré Oliveira Fraga (UFC)
Liana Brito de Castro Araújo (UECE)


RESUMO:

O presente trabalho identificou e avaliou as ações que consolidam a política de emprego para pessoas com deficiência no Município de Maracanaú, Estado do Ceará. O trabalho foi realizado com pesquisa quantitativa, bem como com dados qualitativos que nos apoiaram no entendimento da subjetividade dos nossos sujeitos. O método de análise utilizado foi o de Estudo de Caso. Com a pesquisa bibliográfica obteve-se aprofundamento dos estudos, que permitiu um reforço paralelo na análise. A pesquisa de campo realizou-se no município de Maracanaú. A amostra constituiu-se de 127 pessoas com deficiência, sendo que, destas, 23 foram familiares de deficientes, 02 entrevistas feitas com as psicólogas do Setor de Recursos Humanos de duas empresas e 01 técnico do SINE/IDT e 01 técnico da Superintendência Regional do Trabalho. O levantamento dos dados junto aos sujeitos realizou-se no período de março a agosto de 2010. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário, realizadas entrevistas e também utilizado o diário de campo. Os sujeitos da pesquisa foram pessoas com deficiência que estão dentro e fora do mercado de trabalho, familiares, profissionais que prestam serviços em órgãos públicos e recursos humanos de empresas. Na primeira parte do trabalho tem-se uma abordagem histórica das diferentes civilizações, recorrendo a autores como Bianchetti (1988), Skiliar (1997) e Cavalcante (2001). Para refletir sobre pessoa com deficiência e trabalhar com os conceitos de preconceito, exclusão e estigma, a fundamentação construiu-se com o estudo de autores como Goffman (1988) e Sassaki (2006). Para tratar sobre questões pertinentes ao trabalho e sua importância na ocupação humana na perspectiva da pessoa com deficiência, o embasamento teórico se deu com autores como Schruber (2002) e Carreta (2004). Para finalizar os eixos teóricos, trabalhou-se as questões de cidadania e políticas públicas na perspectiva da inclusão social e amparo legal para a pessoa com deficiência; onde se buscou autores como Silva (2000) e Behring e Boschetti (2006) para dialogar. Conclui-se que, apesar de ainda existir a barreira do preconceito e da falta de conhecimento e qualificação a respeito das potencialidades da pessoa com deficiência, é possível comprovar, como foi demonstrada na experiência do Projeto Aprendiz, sua capacidade para o mercado de trabalho. Tal projeto forma um indivíduo cada vez mais produtivo, reforçando a luta pela inclusão destes sujeitos em todos os sentidos de sua vida.

Palavras-chave: Avaliação, Mercado de Trabalho, Preconceito, Pessoa com Deficiência e Políticas Públicas.

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Título: PROJETO CONSTRUINDO SABERES E A FORMAÇÃO PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA: AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA NO ÂMBITO DA POLÍTICA EDUCACIONAL

Autor: Jacqueline Ramos Macedo Antunes de Souza
Data: 11/03/2011
Orientadora: Profa. Dra. Alba Maria Pinho de Carvalho (UFC)
Banca examinadora: Isabel Cristina Auler Pereira (UFT)
Francisco Ari de Andrade (UFC)

RESUMO:

O propósito desta pesquisa, que ora se configura nesta dissertação, é estudar e analisar o “Programa Consolidação das Licenciaturas – Prodocência”, no âmbito de politica de educação e mais especificamente o projeto “Construindo Saberes: o ensino por projetos nas licenciaturas”, proposta institucional da Universidade Federal do Tocantins – UFT, financiado com recursos do Prodocência, visando à melhoria da formação nos cursos de licenciatura no âmbito das universidades públicas. A Universidade está inserida e é determinada por interesses econômicos, políticos e culturais definidos pela dicotomia do jogo de forças sociais. Nesta linha analítica assumi que a Universidade pública ainda é o principal locus de formação dos profissionais considerando a sua dimensão de instituição social e de natureza pública. De modo especial enfoquei a Universidade pública, como espaço de formação, considerando sua proposta de formar professores nos seus cursos de licenciatura com intuito de atender às demandas de um Estado democrático jovem e carente de profissionais qualificados para atuar na educação: o estado do Tocantins. Optamos, eu e minha orientadora, como método, o histórico- crítico e dialético, procurando explicar as transformações sociais com base em uma leitura histórica da sociedade e seu modo de fundamento em permanente movimento, e também fazendo uma análise mais qualitativa do que quantitativa dos materiais disponíveis (teóricos e da pesquisa), devidamente sistematizado, seguindo a metodologia de Analise de Conteúdo. O resultado da investigação empírica, realizada com um grupo de professores e alunos participantes do projeto “Construindo Saberes: o ensino por projetos nas licenciaturas” revela que o Prodocência cumpre a sua função em um cenário onde não havia, até então, nenhum programa específico de incentivo à docência por parte dos órgãos de fomento ligados ao Ministério da Educação. Porém, no discurso dos atores envolvidos, percebemos claramente que as ações do projeto ressaltaram mais a importância da pesquisa do que o ato docente em si.

Palavras-chave: Avaliação de politicas públicas, universidade pública, formação de professores, prodocência.

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Título: PROGRAMA MAGISTER CEARÁ: REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE
Autor: Maria Hosana Magalhães Viana
Data: 04/05/5011
Orientador: Prof. Dr. José Arimatea Bezerra (UFC)
Banca examinadora: Maria do Socorro Lucena Lima (UECE)
Gema Galgani Silveira Leite Esmeraldo (UFC)

RESUMO

Trata-se de uma Avaliação de Políticas Públicas em Educação, tomando como objeto, o estudo do Programa de Formação de Professores em Nível Superior – Magister/ Ceará. O trabalho tem por objetivo Avaliar o Magister sob a perspectiva do professor que fez a formação, considerando suas expectativas, desafios, frustrações, dilemas e benefícios, identificando em que medida essas expectativas foram atendidas. A pesquisa foi realizada por meio da Avaliação por triangulação de métodos, com abordagem qualitativa que permite captar importantes, muitas vezes, não evidentes, de valorização, atitudes, motivações, insatisfação, buscando entender as relações entre os diferentes sujeitos envolvidos. A primeira etapa foi realizada mediante um estudo exploratório, situado âmbito dos referenciais norteadores do Programa e legislação, seguida do estudo teórico dos temas: formação em serviço, identidade profissional do professor, valorização e profissionalização. A segunda etapa constou de pesquisa de campo, estudo de caso – magister/Ceará. A coleta de dados foi feita mediante a aplicação de questionários com os professores cursistas e entrevistas com os coordenadores do Programa da Secretaria da educação, universidades públicas do Ceará e professores formadores. Não encontramos respostas prontas para nossas questões. Fomos interpretando, investigando e formulando novas interrogações. Assim, podemos perceber o sentimento de angústia, dilemas, frustrações, decepções, entre outros elementos constituintes da subjetividade docente. Por meio da pesquisa, contudo, pudemos também captar a alegria da superação dos problemas, o enfrentamento dos obstáculos e a conclusão do curso superior para aproximadamente 90% dos professores cursistas. Esse processo, no entanto, não veio como reconhecimento de direito ou valorização do profissional, pois, exigiu-se muito dos professores – renuncia, sacrifício, perseverança e determinação para que permanecessem no curso, condição, muitas vezes, injusta para os cursistas, que não tiveram tempo suficiente para problematizar, pesquisar, conhecer, estudar e assimilar. Isso comprometeu a qualidade do curso. Embora não tenha diminuído o grau de satisfação dos professores, pois 96%, dos entrevistados disseram ter alcançado seus objetivos. Enfim, concluiu-se que o Magister foi mais um Programa que contribui no aumento do índice de professores com formação superior, mas não garantiu a melhoria da qualidade da educação no Estado.

Palavras-chave: Políticas Públicas de Educação, formação de professores. Avaliação de Programa, Magister.

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Título: AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE MODERNIZAÇÃO DA BIBLIOTECA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE TOCANTINS, CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE PALMAS
Autor: Heloisa dos Santos Brasil
Data: 05/05/2011
Orientadora: Profa. Dra. Lea Carvalho Rodrigues (UFC)
Banca examinadora: José Arimatea Barros Bezerra (UFC)
Isabel Cristina Auler Pereira (UFT)

RESUMO
Nesta pesquisa se estuda o processo de modernização da biblioteca da Universidade Federal do Tocantins (UFT) no Campus de Palmas, com o intuito de avaliar se os resultados preliminares desse processo estão articulados às necessidades de informação da comunidade acadêmica. Procura-se também compreender se há alguma relação entre a Avaliação Institucional do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e o processo de modernização dessa biblioteca. A abordagem desta pesquisa é a interpretativa, a partir da concepção de avaliação de políticas públicas de Lejano (2006), a modalidade de investigação é o estudo de caso. Para coleta e análise dos dados foram utilizados recursos da triangulação de métodos por meio de pesquisa bibliográfica, documental, observação participante, questionários e entrevistas. Conclui-se que o processo de modernização da biblioteca do Campus de Palmas é considerado por seus usuários como significativo. Contudo, os seus investimentos e ações são realizados de modo fragmentado, por isso a infraestrutura para a informatização, os recursos humanos e o acervo não condizem com as necessidades dos usuários da referida biblioteca. A concepção de modernização empregada nesse processo é tecnicista e gerencial, cujo sentido é a agilidade, o controle e a padronização dos serviços das oito bibliotecas da UFT. Nota-se também que nesse processo de modernização foram priorizadas as tarefas administrativas da biblioteca, isso por que, houve um enfoque na tentativa de atender as exigências da avaliação do SINAES, em detrimento das expectativas dos membros da comunidade acadêmica. A partir desses dados conclui-se que esse processo é coerente com os antecedentes históricos e com os pressupostos do projeto de modernização da educação superior brasileira, o qual está baseado em ideais liberais e enfatiza os aspectos técnicos, o aumento da eficácia da administração pública, a produtividade, a relação custo-benefício e etc. Recomenda-se que a UFT discuta o processo de modernização com os usuários da biblioteca, para assim realizar um planejamento sistemático para a sua continuidade, sugere-se também a nomeação de uma equipe interdisciplinar para acompanhá-lo. Além disso, é importante que seja efetivada e ampliada a participação discente no Comitê Gestor do Sistema de Bibliotecas da UFT. De modo, geral identificou-se que são necessárias políticas públicas que articulem e financiem o desenvolvimento das bibliotecas universitárias federais.

Palavras-chave: Bibliotecas Universitárias. Avaliação Institucional. SINAES. Políticas Públicas. Universidade Federal do Tocantins.

 

 

Título: AVALIAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE TRANPLANTES NO CEARÁ COM ÊNFASE NA ATUAÇÃO DA CENTRAL ESTADUAL E COMISSÕES INTRA-HOSPITALARES
Autora: Mônica Maria Paiva Lima
Data: 09/06/2011
Orientadora: Profa. Dra. Maria de Nazaré de Oliveira Fraga (UFC)
Banca examinadora: Lúcia de Fátima da Silvia (UECE)
Maria Suêuda Costa (UFC)

RESUMO

Nas décadas recentes, os transplantes tiveram um profundo impacto no cuidado dos pacientes em estágio final de diversos tipos de doenças. No Brasil, as políticas públicas relacionadas com as pessoas que necessitam de transplante carecem de avaliações aprofundadas para desenvolvimento e aplicação de políticas públicas. A presente pesquisa teve como objetivo avaliar a atuação da Central de Notificação de Transplantes do Estado do Ceará (CNCDO) e das Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTTs) de Fortaleza, instâncias consideradas decisivas na operacionalização da Política Nacional de Transplantes no território do Ceará. A pesquisa foi realizada utilizando dados secundários e primários, tanto quantitativos quanto qualitativos, sendo desenvolvida no período de julho de 2010 a fevereiro de 2011. Foi realizada entrevista com a presidente da CNCDO, aplicado um formulário com 12 coordenadoras das CIHDOTTs e realizadas observações estruturadas em três CIHDOTTs. Destacam-se entre os resultados: CNCDO sobrecarregada e realizando atividades da alçada das CIHDOTTs; CIHDOTTs com equipes reduzidas e predomínio de enfermeiras, atuando essencialmente na busca ativa de potenciais doadores; a recusa dos familiares sendo a grande responsável pela não confirmação de significativo número de doações; identificadas fragilidades nas ações de campanha, qualificação e planejamento conjunto da CNCDO com as CIHDOTTs; ambas ressentem-se de maior apoio dos profissionais de saúde e dos gestores dos hospitais e também da falta de equipamentos e espaço físico apropriado; o grande dispêndio de energia da CNCDO e das CIHDOTTs resulta em números ínfimos de efetivas doações; há dificuldades no processo de identificação de provável potencial doador, demora no diagnóstico de morte encefálica e em iniciar a manutenção hemodinâmica do possível doador. A indicação de que são maiores os resultados obtidos com as campanhas que privilegiam a linguagem regional confirma o pressuposto inicial de que ações educativas, por impactarem imediatamente na população, têm potencial para alavancar o processo de transplante. Concluímos que fatores humanos, estruturais e tecnológicos representam sérios entraves à execução da Política Nacional de Transplante no Estado do Ceará, com impacto pouco significativo na fila de espera, que é única para o País. Indicamos ações em diversas frentes: redirecionar as campanhas de divulgação para abordagens mais identificadas com a cultura regional e mais próxima às pessoas; cursos mais frequentes para maior sensibilização e qualificação dos profissionais de saúde; desenvolvimento de estratégias para maior sensibilização dos profissionais e gestores quanto às nobres tarefas da CNCDO e das CIHDOTTs; maior número de profissionais e capacitação mais frequente deles para que realizem a detecção e diagnóstico de morte encefálica de forma precoce e mais agilmente e que assegurem a realização da manutenção hemodinâmica de quantos potenciais doadores sejam identificados.

Palavras-chave: Política Pública de Saúde. Avaliação de Políticas de Saúde. Política Nacional de Transplantes. Captação e Doação de Órgãos. Central de Notificação de Transplantes. Comissões Intra-Hospitalares.

 

 

Título: AVALIAÇÃO DO SERVIÇO DE PROTEÇÃO E ATENDIMENTO INTEGRAL À FAMÍLIA (PAIF) NA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA
Autor: Rosilane Ribeiro
Data: 13/06/2011
Orientadora: Profa. Dra. Maria de Nazaré de Oliveira Fraga (UFC)
Banca examinadora: Lucilane Maria Sales (UECE)
Ana Maria Iória Dias (UFC)

RESUMO

O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF é de caráter continuado, visando a fortalecer os vínculos familiares e comunitários, prevenir a ruptura dos seus vínculos, facilitar o acesso aos serviços para garantia de direitos. É ofertado em Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, unidade de referência para efetivar a assistência social como política pública no âmbito da Proteção Social Básica nos diferentes municípios brasileiros. O objetivo da presente pesquisa é avaliar a operacionalização do PAIF em um município da Região Metropolitana de Fortaleza, bem como as ações desenvolvidas pelos seus profissionais, observando os limites, possibilidades, interfaces dessas ações e sua relação com a diretriz de intersetorialidade. Realizou-se pesquisa qualitativa, associando estudo bibliográfico, documental, observações e entrevistas com técnicos de nível superior (assistente social e psicólogo) atuantes no CRAS, bem como com o coordenador da unidade. Os resultados revelam que o município tem empreendido esforços para operacionalizar as ações do PAIF. A equipe consegue efetivar as ações delineadas nos marcos legais, contudo, os limites impostos pelo tamanho reduzido da equipe e escassez de transporte são fatores que diminuem o alcance quanto ao número de pessoas atingidas e quanto à qualidade do trabalho no que se refere ao acompanhamento sociofamiliar e monitoramento das ações. A diretriz de intersetorialidade é incipiente na medida em que ainda está pautada numa perspectiva de senso comum, em que predomina a realização de reuniões sistemáticas para socializar informações, estabelecer parcerias para ações pontuais e encaminhamentos. O vínculo empregatício das profissionais é de contrato temporário e a quantidade de tarefas cotidianas dificulta aprofundar reflexão sobre as ações desenvolvidas. Sendo assim, o município necessita ampliar a equipe de referência do CRAS, bem como proceder à revisão do vínculo empregatício das profissionais.

Palavras-chave: Avaliação de programas. Políticas Públicas. PAIF. CRAS. Atuação Profissional. Proteção Social Básica. Assistência Social.

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Título: AVALIAÇÃO DO PROGRAMA CONVIVER NA PERSPECTIVA DO PARTICIPANTE
Autor: Mary Anne Libório de Patrícia Ribeiro
Data: 14/06/2011
Orientadora: Maria de Nazaré de Oliveira Fraga (UFC)
Banca examinadora: Francisca Lucélia Ribeiro de Farias (UNIFOR)
Paulo César de Almeida (UFC)

RESUMO

A pesquisa objetivou avaliar as ações do Programa Conviver, junto à pessoa idosa, como estratégia de operacionalização da Política Nacional de Assistência Social, em Fortaleza. Objetivou também: dimensionar o quantitativo de idosos atendidos de 2003 a 2009; analisar o nível de satisfação dos idosos; verificar se ocorreram mudanças na vida dos participantes a partir do ingresso no Programa; sugerir aprimoramentos e reformulações, com base nos resultados encontrados. O estudo se desenvolveu nos oito Centros Comunitários da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado, localizados em Fortaleza-CE, que executam o Programa, por meio de Grupos de Convivência. A pesquisa foi quantitativa, associada a estudo documental e ao uso de dados secundários. A coleta de dados ocorreu de 01/06/2010 a 31/07/2010. A amostra foi composta de 262 idosos que participavam dos Grupos, há pelo menos seis meses, dentro de um universo de 820 idosos. Utilizamos um formulário para o levantamento quantitativo dos grupos e sobre as atividades promovidas entre 2003 e 2009. Um questionário foi aplicado aos idosos, buscando o perfil socioeconômico e seu nível de satisfação com os Grupos de Convivência. Os dados demográficos e socioeconômicos foram agrupados por frequência absoluta e relativa e dispostos em quadros e tabelas. A análise dos dados foi feita tomando por base os pressupostos essenciais do Programa Conviver e da Política Nacional de Assistência Social, bem como literatura recente relacionada com a temática estudada. Os resultados da nossa pesquisa foram, em linhas gerais, os seguintes: os sujeitos da amostra são viúvos, solteiros ou separados, sendo a maioria do sexo feminino, todos com baixa escolaridade, provenientes do interior do Ceará; residem com filhos ou outros familiares; são aposentados ou recebem o Benefício de Prestação Continuada. Constatamos falta de planejamento articulado entre os Centros Comunitários e o desenvolvimento dos Grupos sem maiores articulações com outros programas e projetos que poderiam beneficiar os idosos. A despeito de algumas fragilidades constatadas, os sujeitos avaliaram positivamente o Programa Conviver, aludindo a mudança substancial na rotina de vida, maior interação com outros grupos e com familiares, além de maior disposição e melhora da autoestima. Concluímos que o Programa deve passar por um redirecionamento e sugerimos não municipalizá-lo, o que nos permitirá realizar futuras avaliações; diversificação das atividades focando-as na qualificação profissional dos participantes e na prevenção de demências; maior articulação entre os Grupos de Convivência e os demais programas, projetos e serviços dos Centros Comunitários; requalificação dos profissionais; garantia de orçamento estadual regular e suficiente para custear as atividades já existentes e para ampliá-las; ampliação da cobertura; planejamento de ações articuladas com as demais políticas públicas de atendimento ao Idoso; participação dos idosos no planejamento das intervenções, a partir de suas necessidades, anseios e desejos, reconhecendo sua autonomia e capacidade de propor melhorias para sua própria vida.

Palavras-chave: Avaliação. Políticas Públicas. Idoso. Integração Social

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Título: ENFRENTADO A VIOLÊNCIA COM A PARTICIPAÇÃO JUVENIL: AVALIAÇÃO DO PRONASCI EM FORTALEZA
Autor: Lucileila de Sousa Cardoso
Data: 08/07/2011
Orientador: Prof. Dr. José Almir Farias Filho (UFC)
Banca examinadora: Irapuan Peixoto Lima Filho (UECE)
Leonardo Damasceno Sá (UFC)

RESUMO

Este estudo tem por objetivo avaliar o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI), em seu eixo “prevenção à violência” com o envolvimento da comunidade juvenil constante do Projeto Proteção de Jovens em Território Vulnerável – PROTEJO. O PRONASCI/Protejo foi avaliado a partir do estudo de caso do Território do Grande Bom Jardim, um conjunto de bairros situado na periferia da cidade de Fortaleza, durante o período 2009/2010. Buscou-se um processo avaliativo em três partes: concepção, implementação e de resultados. Esta avaliação se dá à luz do entendimento da população-alvo e técnicos envolvidos sobre o PRONASCI/Protejo, bem como da análise crítica dos problemas organizacionais e processuais e das metas projetadas. Dentre os resultados relevantes desta avaliação é possível destacar as idéias dos jovens para o enfrentamento à violência, que podem contribuir para a melhoria no planejamento e execução de políticas públicas que envolvam a participação juvenil como estratégia de prevenção e controle da violência.

Palavras chave: PRONASCI. Violência e Juventude. Avaliação de Políticas Públicas.

 

 

Título: TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIO-DIGITAL: UMA AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (PROINFO)
Autora: Hérica Queiroz Oliveira
Data: 08/08/2011
Orientador: Prof. Dr. Alcides Fernando Gussi (UFC)
Banca examinadora: Carlos Américo Lima Filho (UFC)
Cassandra Ribeiro Joye (IFCE)

RESUMO

Este estudo tem como objetivo avaliar o Programa Nacional de Informática na Educação – PROINFO na cidade de Fortaleza, verificando os impactos desse programa junto aos sujeitos (aluno, pais, diretor, professor e gestor) envolvidos no programa. Buscou-se, por meio dessa avaliação, aferir em que medida o PROINFO leva à inclusão sócio-digital. Para a realização deste trabalho, a inclusão sócio-digital foi considerada não apenas como o acesso a uma máquina, mas, considerou-se, sobretudo, os aspectos socioeconômicos e cognitivos. O percurso metodológico da pesquisa avaliativa, pertinente para pensar o objetivo proposto, constituiu-se de três fases. Na primeira fase foi traçada a trajetória institucional do programa, sobretudo em Fortaleza, através de uma pesquisa bibliográfica e documental e, ainda, por meio de relatos de gestores. Na segunda fase, através de uma pesquisa qualitativa, foi identificado o perfil socioeconômico dos alunos e a forma como o computador é utilizado dentro e fora do entorno da escola. Para tanto, o universo da pesquisa constituiu-se, inicialmente, de seis escolas municipais de ensino fundamental, localizadas em vários bairros periféricos, distribuídos nas seis Secretarias Executivas Regionais de Fortaleza (SERs). Por fim, na terceira fase da pesquisa foi desenvolvido um estudo de caso em uma comunidade escolar visando uma análise das falas dos sujeitos, a partir das seguintes categorias empíricas: infraestrutura dos laboratórios; participação dos alunos e docentes no laboratório; aprendizagem digital e inclusão sócio-digital. Os principais resultados apontaram que a aprendizagem digital dos alunos ocorre mais fora da escola, em espaços das localidades em que vivem, como lan houses e que essa aprendizagem não necessariamente implica, de uma maneira geral, em melhorias nas condições de vida dos alunos, portanto, não permite, de fato, a uma inclusão sócio-digital, pois, em se tratando de suas condições de vida num contexto estruturalmente excludente percebe-se, os limites do alcance do PROINFO.

Palavras-chave: Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs); avaliação; inclusão sócio-digital; Proinfo; sociedade da informação; políticas educacionais.

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Título: AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESCOLAR ÍNDIGENA NO TERRITÓRIO TAPEBA (CE)
Autor: Silvia Barbosa Correia
Data: 08/08/2011
Orientador: Prof. Dr. Alcides Fernando Gussi (UFC)
Banca examinadora: Jourberth Max Maranhão (UECE)
Isabelle Braz Peixoto Silva (UFC)

RESUMO

O presente estudo teve como objetivo avaliar a política de Educação Escolar Indígena no recorte de seu processo de implementação no território Tapeba, em Caucaia/Ce. Teve como propósito de avaliação, ser uma pesquisa de caráter qualitativo, utilizando como método a avaliação em profundidade. Os objetivos estabelecidos foram primeiramente conhecer o histórico de implementação da política no estado do Ceará, e em específico no território Tapeba, levando em consideração o contexto de etnogênese dos povos indígenas do estado e região. Em seguida, compreender a relação que se estabelece entre Estado e população indígena, no campo das disputas políticas em torno da afirmação da identidade étnica e conquista de território. A pesquisa realizou-se em algumas etapas: num primeiro momento consistiu na definição de categorias, a luz das quais iriam ser analisados as diretrizes e execução da política no contexto local – Identidade e Territorialidade; em seguida foram analisados documentos que fundamentam legalmente a existência da política num contexto nacional e local, no caso, do Estado do Ceará; depois veio a etapa da pesquisa de campo propriamente dita, com a utilização da observação participante e entrevistas em profundidade utilizados como instrumentais. Por fim, a análise das diferentes compreensões entre Estado e lideranças Tapeba, a respeito da educação diferenciada indígena. Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de repensar a condução do processo de implementação, tanto no que se refere ao contexto local, como no âmbito nacional, garantindo o respeito ao princípio da equidade, fundante nas políticas que se pretendem a resolver ou minimizar a problemática da exclusão social.

Palavras chave: Políticas Públicas. Educação indígena. Identidade. Cidadania. Inclusão
Social.

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Título: POLÍTICA DE ACESSO E PERMANÊNCIA PARA ESTUDANTES ÍNDIGENAS NA UNIVERSIDADE: AVALIAÇÃO DA POLÍTICA DE COTAS DA UNIVERAIDADE FEDERAL DE TOCATINS (UFT)
Autor: Cícero Valdiêr Pereira
Data: 09/08/2011
Orientador: Prof. Dr. Alcides Fernando Gussi (UFC)
Banca examinadora: Jourberth Max Maranhão (UECE)
Francisco Ari de Andrade (UFC)

RESUMO

O propósito deste estudo investigativo é avaliar a política de cotas da UFT, analisando sua implementação e primeiros resultados baseados num estudo de caso no Campus Miracema da UFT. Para tanto, analisar dados de acesso, ingresso e permanência de estudantes indígenas da população Xerente, beneficiários do Programa Política de Cotas, deste Campus. A metodologia utilizada na pesquisa avaliativa privilegia tanto aspectos qualitativos como quantitativos. Para realização da referida pesquisa, realizou-se estudo documental, utilizando-se de instrumentos institucionais, como atas, relatórios, pareceres dentre outros que contivessem informações úteis à pesquisa. A coleta de dados foi realizada por meio de observação participante, aplicação de questionários a estudantes indígenas e não indígenas e realização de entrevistas semiestruturadas com gestores, coordenadores, professores e estudantes indígenas no Campus de Miracema. Foram definidos como sujeitos da pesquisa avaliativa os estudantes indígenas aí matriculados nos cursos de Pedagogia e Serviço Social, no período de 2005 a 2009, tempo considerado suficiente para a avaliação. Evidenciou-se, no entanto, com amparo em dados, que a política de cotas da UFT assegura principalmente o acesso, deixando secundarizada a permanência dos estudantes indígenas, sendo indispensável uma avaliação da política, que enfoque, especificamente, fatores que possibilitem para além da ampliação no número de vagas, outros que se referem à sua permanência, tais como, construção de restaurante e residência universitária em todos os Campi, recursos para a locomoção do estudante indígena da aldeia à Universidade, dentre outros. Dessa forma, há de se reconhecer a importância da política para os povos indígenas, sob o ponto de vista do acesso, no entanto, ao que se refere a permanência, a UFT/Campus de Miracema precisa, além de ampliar suas ações, qualificar aquelas em curso. De concreto, não se viu uma política planejada de acesso e permanência dos indígenas na instituição, que conduza a um bom desempenho acadêmico, e consequentemente, à formação com qualidade.

Palavras chave: Avaliação de políticas públicas. Política de cotas. Estudantes indígenas. Educação Superior. Política de ação afirmativa.

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Título: POLÍTICA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS-UFT NO CONTEXTO DO SINAES: ENTRE AVALIADORES E AVALIADOS
Autor: Maria de Fátima da Conceição
Data: 09/08/2011
Orientador: Prof. Dr. Alcides Fernando Gussi (UFC)
Banca examinadora: Maria José de Pinho (UFT)
Luiz Antônio Maciel de Paula (UFC)

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo geral reconstruir a trajetória avaliativa do primeiro ciclo de avaliação institucional da Universidade Federal do Tocantins (UFT), ocorrido no ano de 2006/2007 e avaliar o segundo processo ocorrido no ano de 2009/2010. Esta pesquisa intitulada Política de Avaliação da Educação Superior da Universidade Federal de Tocantins (UFT) no contexto do SINAES: entre avaliadores e avaliados, tem um caráter qualitativo e quantitativo uma vez que para a coleta de dados trabalhou-se com questionários contendo perguntas abertas e fechadas, e ainda entrevistas. Os questionários foram respondidos pelo segmento docente, discente e técnico-administrativo (avaliados) e as entrevistas apenas pelos avaliadores que é um grupo composto por treze pessoas, sendo dois membros de cada segmento. Ressalta-se que para estas entrevistas foram escolhidos apenas seis avaliadores. Este trabalho foi norteado por quatro categorias empíricas: concepção, participação, mudança e resultados e os dados coletados foram analisados à luz dessas categorias. Os resultados apontaram uma grande fragilidade na avaliação institucional da UFT, sobretudo na categoria participação. Esse fato foi bastante pontuado por todos os segmentos da universidade, tanto avaliados quanto avaliadores. No caso dos avaliadores enfatizam-se aqueles mais distantes da visão institucional. Sinaliza-se que a fragilidade que constada pela pesquisa, identifica a avaliação institucional da UFT como sendo uma avaliação mais regulatória que emancipatória.

Palavras chave: Avaliação institucional, educação superior, regulação emancipatória.

 

 

Título: EDUCAÇÃO E TRABALHO: UMA AVALIAÇÃO DO PLANO DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM FORTALEZA
Autor: Paulo Gurgel Mota
Data: 10/10/2011
Orientador: Prof. Dr. Paulo Cesar de Almeida (UFC)
Banca examinadora: Alcides Fernando Gussi (UFC)
Isaide Bandeira da Silva (UECE)

RESUMO

O Plano Integrado de Educação Profissional foi lançado em 2007, na capital e no interior, pelo Governo do Estado, por meio da Secretária de Educação Básica do Ceará – SEDUC; com a proposta de articular o currículo do ensino médio com a formação de jovens protagonistas para inclusão na sociedade e no mundo do trabalho. Assim, o objetivo da pesquisa foi avaliar a prática dessa política educacional na gestão Cid Gomes; verificar os seus propósitos e como funcionam nas escolas; como impactarão na vida dos alunos assistidos por essa nova modalidade de ensino e analisar a reforma educacional executada pelo governo do estado do Ceará. A pesquisa bibliográfica e documental retratou a evolução do ensino profissional no Brasil nas últimas décadas e discutiu a avaliação das políticas públicas proposta para essa modalidade. O estudo de caso foi fundado na análise da Escola Estadual de Ensino Profissional – EEEP Joaquim Antônio Albano e EEEP Onélio Porto em Fortaleza. Na pesquisa empírica, utilizamos métodos e técnicas das metodologias qualitativas e quantitativas, com base na representatividade e na participação ativa dos sujeitos pesquisados, subsidiada por entrevistas semiestruturadas e questionários aplicados a 234 atores sociais entre aluno, gestores e professores nas duas escolas pesquisadas. Os dados elucidaram que a experiência das escolas, até o momento, vem demonstrando que mais de 67% dos alunos estabelecem a aprovação no vestibular e o primeiro emprego como a razão mais importante de sua permanência na escola. Os resultados apontaram que a figura do professor orientador para um número pequeno de alunos; um professor para cada seis alunos, os tornam protagonistas de seu processo educacional e sujeito corresponsável por sua educação. Essa modalidade revelou-se uma opção inovadora e humanizada, porque ao mesmo tempo em que o aluno aprende a estabelecer metas, a assumir compromissos, fazer planos, rever suas metas e obter resultados, ela também busca atender as demandas do mercado de trabalho.

Palavras-chave: Avaliação, Educação Profissional, Mercado de Trabalho, Protagonismo.

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Título: DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA, GESTÃO DEMOCRÁTICA E PÚBLICO NÃO-ESTATAL: UMA AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO ENSINO DE FORTALEZA
Autor: João Inácio Campelo
Data: 11/08/2011
Orientador: Prof. Dr. Carlos Américo leite Moreira (UFC)
Banca examinadora: Alcides Fernando Gussi (UFC)
Isaide Bandeira da Silva (UECE)

RESUMO

Esta pesquisa avaliativa apresenta os resultados do trabalho intitulado “Dinheiro direto na escola, gestão democrática e público não-estatal: uma avaliação do Programa de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino – PMDE em Fortaleza”, cujo objetivo central foi avaliar o Programa de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (PMDE), no contexto da reforma educacional brasileira, assim como suas implicações para a gestão da escola pública. A defesa da política pública para a criação do Programa repousa em categorias como: descentralização, transparência, participação, autonomia e gestão democrática. Nosso objetivo geral, portanto, foi analisar a implantação e implementação do PMDE enquanto fio condutor para possíveis evoluções no processo de gestão democrática do ensino, autonomia da unidade escolar e as implicações para a organização e o funcionamento da escola pública municipal de Fortaleza, decorrentes da constituição do Conselho Escolar (CE) em Unidades Executoras (UEX) como entidades de direito privado sem fins lucrativos vinculada à escola. A concepção metodológica que norteou o desenvolvimento da pesquisa levou em consideração a importância das peculiaridades das escolas da amostra, as relações de força manifestas e as especificidades presentes na materialização de uma política governamental. Atendendo a essa exigência metodológica, a pesquisa realizou-se em duas unidades escolares, sendo uma pertencente à Secretaria Executiva Regional (SER) I e outra à SER VI. Concluindo, é importante ressaltar que o PMDE tem aspectos muito positivos, entre eles, a possibilidade real de participação coletiva dos diversos segmentos que compõem o CE, assim como a autonomia financeira da escola, que é uma bandeira de luta histórica dos educadores. No entanto, a reflexão prossegue no sentido de que a descentralização do financiamento da educação pública municipal, desdobrada em programas de dinheiro direto na escola como o PMDE, não pode se constituir em porta aberta à privatização do ensino. A luta da sociedade civil deve prosseguir no sentido de garantir à escola pública o caráter estatal quanto ao seu financiamento; o caráter comunitário quanto à sua gestão; e o caráter público quanto à sua destinação.

Palavras-chave: Avaliação, Descentralização, Gestão Democrática, Público Não-Estatal, Autonomia Escolar.

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Título: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ENTRENTAMENTO ÀS VIOLÊNCIAS CONTRA CRIANÇA E ADOLESCENTE: AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA QUE PROTEGE NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FORTALEZA
Autora: Verônica Maria Benevides Pedrosa
Data: 11/08/2011
Orientadora: Profa. Dra. Gema Galgani Silveira leite Esmeraldo (UFC)
Banca examinadora: Francisco José Rodrigues (UNIFOR)
Alba Maria Pinho de Carvalho (UFC)

RESUMO

Esta pesquisa avalia a concepção, a implementação e os impactos do Projeto Escola Que Protege como política pública de enfrentamento às violências contra criança e adolescente na Rede Municipal de Ensino de Fortaleza. Foi investigado o formato do Projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação/SME, em 2007, através da estratégia de formação de Profissionais  da  Educação  para  o  enfrentamento  às  múltiplas  formas  de  violências identificadas no contexto escolar. Investigamos o perfil socioeconômico destes profissionais, as situações de violências identificadas por eles, suas atitudes e formas de identificação das violências, sua relação profissional com o Conselho Tutelar bem como sua prática pedagógica a partir da formação.  Realizamos pesquisa documental e de campo no período de janeiro a maio de 2011. Aplicamos questionário com a população investigada, os/as Profissionais da Educação, formados/as pelo referido projeto, e realizamos entrevistas de aprofundamento com os/as Conselheiros/as Tutelares. Os dados quantitativos foram submetidos a tratamento descritivo, usando freqüência absoluta e relativa, tabelas simples, cruzamentos e indicadores de referência. Os dados qualitativos foram analisados com base nos marcos regulatórios e em autores/as que discutem e teorizam a problemática da violência e suas interfaces. Entre os/as Profissionais da Educação, foi identificado que a maioria é composta de mulheres, na faixa etária de 41 a 50 anos, casadas e têm escolaridade predominante de pós-graduação no nível de especialização. A renda mensal predominante é de 3 a 5 salários mínimos. A maioria trabalha na mesma escola do período da formação e exerce a mesma função. Consideram positivo o fato de terem participado da formação pelo Projeto avaliado e percebem como mais difícil a tarefa de notificar e acompanhar os casos de violências identificados por eles/elas. Os/as Conselheiros/as Tutelares compartilham da mesma dificuldade e ambos apontam obstáculos na efetivação do Projeto em decorrência da falta de estrutura física e de pessoal em suas instituições e da pouca articulação entre os organismos do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente/SGD. Concluímos que ocorreram mudanças positivas nas ações de identificação e notificação das violências e nas práticas pedagógicas dos/as Profissionais da Educação após terem participado da formação do Projeto, e que existem diversas lacunas que dificultam as ações de enfrentamento às violências no contexto escolar, entre elas relacionadas aos/às gestores/as das escolas no sentido de estarem mais comprometidos para favorecerem as atividades de prevenção e enfrentamento às violências, assim como a necessidade da melhoria da relação profissional entre Escolas e Conselhos Tutelares. A pesquisa aponta ainda que a dimensão do Projeto Escola Que Protege deve ser para além da estratégia de formação dos Profissionais da Educação, uma vez que estes encontram dificuldades no SGD para efetuarem os encaminhamentos necessários às ações de enfrentamento às violências.

Palavras chave: Avaliação de Políticas Públicas, Violências, Escola, Criança e Adolescente, Profissionais da Educação.

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Título: ARTESANATO COMO ALTERNATIVA DE TRABALHO E RENDA: SUBSIDIOS PARA AVALIAÇÃO DO PROGRAMA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO DO ARTESANATO NO MUNICÍPIO DE AQUIRAZ/CE
Autor: Maria Edny Silva Lemos
Data: 12/08/2011
Orientador: Prof. Dr. José Almir Farias Filho (UFC)
Banca examinadora: Alcides Fernando Gussi (UFC)
Odorico de Morais Eloy da Costa (ISEC)

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo avaliar os impactos socioeconômicos do Programa Estadual de Desenvolvimento do Artesanato na qualidade de vida dos artesãos residentes no município de Aquiraz, Ceará, desde o desenho do projeto até a implantação efetiva do programa. O Programa de Desenvolvimento do Artesanato tem por finalidade coordenar e desenvolver atividades que visam à valorização do artesão, elevando seu nível cultural, profissional, social e econômico e, além disso, busca promover e divulgar o artesanato brasileiro. Dentre as linhas prioritárias de atuação destacam-se a geração de oportunidades de trabalho e renda, o aproveitamento das vocações regionais, o incentivo à preservação das culturas locais e à formação de uma mentalidade “empreendedora” através da preparação das organizações e de seus artesãos para o mercado competitivo. A investigação realizou-se por meio do método de estudo de caso de duas associações do Município de Aquiraz. O resultado desse estudo aponta para as seguintes conclusões: não houve participação efetiva das artesãs no desenvolvimento das etapas do Programa; as associações de artesãos pesquisadas não reconhecem o trabalho dos órgãos responsáveis pelo Programa; e por fim, verificou-se que falta aos gestores responsáveis uma cultura de avaliação de suas ações capaz de promover as readequações necessárias ao bom desempenho da política pública.

Palavras chave: Artesanato; Trabalho e Renda; Avaliação de Políticas Públicas; Aquiraz-CE.

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Título: POLÍTICAS PÚBLICAS, FINANCIAMENTO E DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: AVALIAÇÃO DO REUNI NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE TOCANTINS (UFT)
Autora: Nara Poliana de Souza
Data: 12/08/2011
Orientador: Prof. Dr. Alcides Fernando Gussi (UFC)
Banca examinadora: Luiz Antônio Maciel de Paula (UFC)
Paulo Cesar Almeida (UECE)

RESUMO

Esta dissertação, de caráter qualitativo e quantitativo, teve como objetivo avaliar o REUNI na Universidade Federal do Tocantins, no Campus de Palmas. O programa compõe a política de expansão e democratização da Educação Superior. A pesquisa bibliográfica levantou títulos que discutem ainda a democratização da Educação Superior, avaliação de políticas públicas no Brasil e o contexto político e econômico em que se deu a expansão do ensino superior nas ultimas décadas. A estratégia metodológica escolhida articulou dados quantitativos e qualitativos em prol de realizar uma avaliação em profundidade do programa. Assim, foram levantados dados econômicos, políticos e culturais sobre o estado do Tocantins e a Universidade Federal do Tocantins e da implementação do programa na instituição. Também foram realizadas pesquisa documental e entrevistas com os gestores, professores e alunos da UFT, com o objetivo de reconstruir a trajetória do programa na instituição. O estudo permitiu verificar que há diferentes concepções sobre o REUNI e que sua implementação na UFT não foi um consenso. A concepção de democratização presente no REUNI dentro da instituição está posta com enfoque no acesso, desconsiderando a necessidade de garantia da permanência. O estudo permitiu ainda verificar que o financiamento disponibilizado para a expansão proposta não é proporcional às atividades implementadas e não considerou o déficit existente nas universidades. A pesquisa de campo envolveu ainda o levantamento do perfil sócio-econômico dos alunos dos cursos criados a partir do REUNI. Do universo de 62 alunos que responderam ao questionários, os dados revelaram que os alunos na sua maioria são jovens, solteiros, não moram com a família, são provenientes de escola pública e possuem renda familiar de até três salários mínimos. Para levantar dados sobre o perfil destes alunos, foram realizadas entrevistas abertas com dez alunos entre os que responderam os questionários. Os resultados apontaram que o REUNI no limitado período analisado, mas que refletia um momento de expansão no ensino superior na UFT, não se observou uma tendência francamente democratizante no sentido de inclusão social e de distribuição de qualidade acadêmica independente dos condicionantes sociais.

 Palavras chave: Avaliação de Políticas Públicas, Políticas educacionais, Democratização, REUNI-UFT

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